26/07/17 | Eliane Borges - Croeste   Fotos: Alexandre Carvalho/A2img

Alckmin visita reeducandos do CPP durante pintura em escola de Rio Preto

Apenados pediram oportunidades de emprego e governador solicitou ao DER que realize tratativas visando essa finalidade

Durante visita à região riopretense para cumprir a agenda de compromissos, na manhã de 17 de julho, o Governador Geraldo Alckmin esteve pessoalmente prestigiando o trabalho de pintura realizado por reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto (CPP) na Escola Estadual “Professor Oscar Salgado Bueno”. Munido com luvas, capacete e tinta, o governador arriscou pinceladas em uma das mesas de cimento que compõem o pátio recreativo do local.

Segundo o diretor do CPP, Ademir Panciera, presente na ocasião, os pintores pleitearam oportunidades de emprego ao governador do que, de pronto, solicitou ao superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a realização de tratativas com a direção da unidade prisional, para viabilizar a esses apenados a possibilidade de atuarem como mão de obra no projeto de ampliação da Rodovia Feliciano Sales Cunha, no trecho de Mirassol a Pereira Barreto-SP.

Panciera ressaltou que esses alunos já estão inseridos no Programa Emprega São Paulo da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e, ao receberem a liberdade, terão os endereços atualizados para possíveis contratos de trabalho. Alckmin foi recepcionado também por autoridades locais e regionais, além da imprensa, funcionários da Diretoria Regional de Ensino e demais diretores da unidade prisional. Também estavam presentes a diretora do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) do município, Ana Lúcia Gil Reis e o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade, Alessandro Júnior Petek.

Projeto

A pintura nas escolas pelos reeducandos é uma ação profissionalizante voltada àqueles que cumprem pena no regime semiaberto e resulta de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) pelo Programa Via Rápida Expresso. A preparação para o trabalho começou ainda no CPP com um curso teórico (25 horas) iniciado em 29 de maio e finalizou na escola com 75 horas de aulas práticas, encerrando em 26 de julho.

Os apenados renovaram o visual do estabelecimento escolar: muros, arquibancadas da quadra de esportes, pátios coberto e descoberto, mesas e bancos de concreto. Tudo foi revitalizado. “Só de janeiro a julho deste ano, 200 reeducandos do CPP foram profissionalizados e duas escolas beneficiadas. Em 2016, outros 375 participaram da ação, cujas aulas práticas foram executadas em uma escola de Talhado, distrito de São José do Rio Preto”, lembra Panciera.

Com mão de obra de 275 reeducandos, cedidos por nove estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), foram revitalizadas em julho, ao todo, 10 escolas nos municípios de Araçatuba, Mirandópolis, Valparaíso, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Lucélia e Pacaembu. Na Penitenciária “Nestor Canoa” I de Mirandópolis e no Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu foi possível formar duas turmas de pintores. Em todo o Estado, participaram 67 escolas da rede pública e 1.720 reeducandos do regime semiaberto.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela SDECTI que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos de regime semiaberto, internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.