Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/02/18 | Eliane Borges - Croeste

Bandeira branca para a saúde mental

Unidades aderem à campanha Janeiro Branco em prevenção a doenças emocionais

Quem cuida da mente, cuida da vida! Esse é o tema da Campanha Nacional Janeiro Branco neste ano de 2018, que tem como objetivo difundir uma cultura da saúde mental. Como não poderia ser diferente, as unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) aderiram à ideia e, por intermédio dos Centros de Qualidade de Vida e Saúde (CQVidass) promoveram atividades voltadas aos servidores. Na região Oeste do Estado, com o apoio das Comissões Internas de Acidentes de Trabalho (Cipas), profissionais da área médica explanaram o assunto para o corpo funcional.

Com foco na saúde mental dos servidores do sistema prisional, a principal ferramenta utilizada para conscientização dos funcionários foi a ministração de palestras motivacionais. No Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente, a psicóloga Luciana Pereira de Paula abordou a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho e da quebra de paradigmas para a manutenção da saúde mental. Na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista, o médico Evandro Borges de Moraes falou sobre os sinais indicativos da perda de capacidade de apreciar a vida e pontuou sobre a importância do equilíbrio entre as atividades e esforços do cotidiano, momento que foi finalizado com a interação de todos durante um café da tarde. Os psicólogos Rafael Alexandre Marinho da Silva, do Núcleo de Urgência e Psiquiatria da Santa Casa, e Regiane de Jesus Gomes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), trabalharam o tema com funcionários da Penitenciária de Junqueirópolis.

Na Penitenciária de Dracena, os servidores tiveram momentos de lazer e reflexão com a palestra do agente de segurança penitenciária (ASP), Paulo Silas Matias Gomes. Em Flórida Paulista, a palestra da psicóloga da unidade, Evelyn Yamashita Biasi, contou com a presença de 44 servidores, abordando as dificuldades inerentes ao trabalho desempenhado nas unidades prisionais. De tal relevância, o equilíbrio emocional virou tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) na Penitenciária de Marabá Paulista, abordando a importância de manter corpo e mente saudáveis. Já as servidoras do CR Feminino de São José do Rio Preto participaram de uma reunião e exibição de vídeo sobre desordem mental e emocional. A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) aproveitou a ocasião para trazer funcionárias de diversas especialidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Presidente Venceslau para trabalhar a conscientização e métodos de relaxamento.

No Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes, os funcionários se vestiram de branco em adesão à campanha. A unidade também afixou cartazes para divulgação sobre saúde mental, o mesmo que aconteceu no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e Penitenciária de Pacaembu, Penitenciárias “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau e de Irapuru e CR de Birigui.

aasassa
Topo