24/05/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP recebe doação de livros do Consulado Geral da Espanha em SP

Obras comporão acervo das penitenciárias que recebem presos estrangeiros no estado de São Paulo

“Estamos continuando com essa pequena tradição”, relembrou o cônsul geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez Díaz, no último dia 15, durante o evento de entrega de doação de livros arrecadados pelo Consulado na Sede da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em Santana.

Desde 2015, o Consulado Geral da Espanha faz uma doação anual de livros às unidades da Penitenciária Feminina da Capital e Penitenciária "Cabo PM Marcelo Pires da Silva" de Itaí, em celebração ao Dia Mundial do Livro, 23 de abril, data tradicional na Espanha por ser relacionada ao escritor Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote de La Mancha. Em 2018, foram doados 300 livros arrecadados pelo Instituto Cervantes e pelo Consulado. São exemplares novos e usados de literatura hispano-americana em espanhol, além de dicionários de espanhol e manuais para aprendizado desse idioma e de inglês.

Em sua fala, Díaz relembrou a longa parceria entre os governos brasileiro e espanhol e também aproveitou para agradecer ao empenho e agilidade da SAP nos trâmites relacionados aos presos espanhóis, que permitiram que 70 destes fossem rapidamente extraditados para cumprir pena em seu país de origem, perto de seus familiares. Ainda de acordo com o cônsul, a partir da primeira doação, o Consulado tem recebido retornos muito positivos dos presos sobre o quanto os livros foram importantes durante o período do cumprimento de pena.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, por sua vez ressaltou que o Estado de São Paulo chegou a abrigar dois terços da população carcerária estrangeira no Brasil, com 94 nacionalidades diferentes. Ele também fez um breve histórico de como foi desenvolvida uma expertise específica para lidar com as diferenças culturais desde 2006, quando os presos estrangeiros passaram a ser inclusos em unidades focadas em receber essa população carcerária específica. Ele também agradeceu pelo trabalho conjunto de longa data com o Consulado.

Os livros doados se juntarão ao acervo das duas unidades, que abrigam praticamente a totalidade dos presos estrangeiros no Estado. A Penitenciária de Itaí tem um acervo de quase 22 mil livros, já a Penitenciária da Feminina da Capital tem cerca de 11 mil livros.

Também estavam presentes à cerimônia de entrega simbólica dos livros: Guillaume Monfort, cônsul adjunto do Consulado Geral da Espanha em São Paulo; Luiz Carlos Catirse, secretário adjunto da SAP; Jaime Arderius, assessor do Consulado; Mariana Noemi Pina, chefe de gabinete substituta; Fernanda Borges Carrer, assessora de Cooperação Internacional da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Antonio José de Almeida, coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo.