03/07/18 | Pierre Cruz – Corevali

Presos de Potim realizam pintura da Prefeitura Municipal

Ação faz parte das aulas práticas do programa Via Rápido Expresso

Reeducandos da Penitenciária II de Potim fizeram a pintura da fachada da Prefeitura Municipal da cidade, entre os dias 4 e 15 de junho. A ação faz parte das aulas práticas do curso de pintura de obras públicas, oferecido pelo programa Via Rápida Expresso, voltado para presos do regime semiaberto.

Ao todo, 25 detentos participaram da atividade – essa é a terceira turma do ano de sentenciados da unidade. No primeiro semestre de 2018, foram realizadas as pinturas da Unidade Básica de Saúde e da Divisão Municipal de Educação, totalizando 50 presos com uma nova qualificação profissional. Em julho, um novo grupo trabalhará na revitalização da Escola Municipal Lar Monsenhor Filippo.

O curso apresenta aulas teóricas e práticas sobre pintura, com instruções a respeito do preparo de paredes, mistura de tintas, referencial histórico, além de noções básicas de empreendedorismo. Os reeducandos cumprem carga horária de 100 horas de aprendizado e recebem um dia de remição de pena para cada 12 horas de ensino.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e as secretarias da Educação e do Desenvolvimento Econômico. “O Via Rápida oferece uma chance para os presos que realmente querem uma mudança em suas vidas”, afirma Fábio da Silva Souza, diretor do Centro de Trabalho e Educação da penitenciária.