25/06/19 | Sonia Pestana - Imprensa Coremetro

Servidores aderem à vacinação contra gripe

Cerca de 3.290 funcionários das unidades da Coremetro apoiaram a campanha de vacinação contra a gripe

O Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) em parceria com as unidades prisionais da Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro) promoveram a campanha de 2019 de vacinação contra a gripe Influenza. Durante o mês de maio as equipes técnicas aplicaram cerca de 3.290 doses em servidores das sedes um e dois da SAP, da Escola de Administração Penitenciária (EAP), do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4), da Base de Santana do Grupo de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), além dos funcionários de 20 unidades prisionais

Segundo a diretora do CQVidass, Valéria Aparecida Costa, muitas doenças podem ser prevenidas e ter sua transmissão diminuída no ambiente de trabalho por meio da vacinação. “A gripe Influenza causada pelo H1N1 pode levar à morte, devido principalmente às suas complicações”, destacou.

Para ela, a adesão dos servidores à campanha demonstra que os funcionários estão atentos às recomendações de saúde, sobretudo porque os trabalhadores do sistema prisional foram incluídos como grupo prioritário em 2013, em razão do reconhecimento do risco do trabalho com população confinada.

Medidas práticas

O modo de cuidar das defesas naturais dos corpos influencia a saúde de cada um. De acordo com Valéria, a vacinação é um dos mecanismos mais eficazes no reforço das defesas do organismo humano.

Paralelamente a vacinação, a diretora do CQVidass destaca que há medidas práticas que podem ser adotadas para evitar a disseminação da gripe. Lavar as mãos com frequência, usar lenço descartável para higienização nasal, encobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, são importantes atitudes de controle e prevenção da transmissão do vírus Influenza.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. “A vacina é segura e eficaz. Não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, informou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Nessa primeira etapa de vacinação, participaram da campanha 20 unidades prisionais da Coremetro. A expectativa é que os demais estabelecimentos penais realizem a ação ainda neste semestre, já que dependem dos lotes disponibilizados nos municípios onde estão instalados.