Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/01/20 | Por Fernanda Nagliati

Detentas da Penitenciária Feminina de Campinas lançam livro de poesias

Obra reúne textos produzidos durante o projeto Ondulações

Dezenove reeducandas da Penitenciária Feminina de Campinas lançaram a primeira coletânea de poesias, fruto de um projeto chamado Ondulações, presente na unidade prisional desde 2016. O projeto é uma ação litero-social presente em mais de 33 instituições na cidade de Campinas e em algumas fora do Estado de São Paulo.

Já a obra é uma parceria com a Editora Iluminatta, e faz com que as reeducandas possam ter uma oportunidade de expressar, por meio da literatura e da arte, a fim de contribuir com a ressocialização após o cumprimento da pena.

Com o tema “O voo das andorinhas”, a coletânea reúne atividades como poesia, contação de histórias e músicas. Vale ressaltar que dentro do projeto foram desenvolvidas exposições, oficinas, peças teatrais, palestras e atividades esportivas contribuindo de maneira eficiente no resgate da autoestima das mulheres privadas de liberdade, descobrindo e aperfeiçoando talentos adormecidos.

dia do evento, também houve a entrega de 16 certificados de conclusão do projeto Ondulações servindo de estímulo para que mais presas participem da iniciativa.

Segundo a coordenadora do projeto, Teresa Azevedo, “Oferecer para reeducandas a oportunidade de serem ouvidas, é algo de suma importância para a ressocialização, pois escrever um livro é mágico para qualquer pessoa e quando isto acontece em uma situação de encarceramento, quebram-se barreiras e motiva as reeducandas na busca por uma vida melhor após a liberdade”, diz.

Projeto Ondulações

Implantado em outubro de 2013, o projeto Ondulações completou seis anos de atividade. Ele é desenvolvido não somente em unidades prisionais, mas também em casas de repouso, Fundação Casa, orfanatos, comunidades carentes, clínicas de saúde mental e outras instituições assistenciais.





aasassa
Topo