28/02/20 | Mariana Amud – Coremetro

Enfermeira da Penitenciária Feminina de Sant’Ana auxilia reeducanda em trabalho de parto

Mãe e criança foram encaminhadas ao Hospital do Mandaqui para cuidados

Na última semana, no dia 12 de fevereiro, a enfermeira Débora Fried, da Penitenciária Feminina de Sant’Ana, foi responsável por auxiliar uma reeducanda grávida durante trabalho de parto. O estabelecimento penal é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana da Capital (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Já no caminho para o Pronto Socorro Municipal Lauro Ribas Braga – Santana, serviço de pronto atendimento mais próximo da penitenciária, a reeducanda K.B.P. deu à luz a um menino. Após o primeiro atendimento, mãe e filho foram encaminhados ao Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

Para Débora, servidora da SAP há 20 anos, essa foi a primeira experiência em que ficou sozinha como responsável por um parto, tendo superado o desafio com sucesso. “A saúde é um setor muito importante dentro da unidade prisional, o nosso olhar para as pessoas é único e fazemos o nosso trabalho com orgulho”, afirmou a enfermeira.

Durante os seis primeiros meses de vida de seu filho, a reeducanda ficará na Ala Materno-Infantil da Penitenciária Feminina da Capital (PFC), em espaço dedicado a gestantes e puérperas. Neste mesmo estabelecimento prisional será emitido a certidão de nascimento da criança.