17/03/20 | Marcus Liborio – CRN

Nos passos de Silvio Machado

Servidor do CDP de Ribeirão Preto irá percorrer o Caminho da Fé e criou grupo de trilha para incentivar outros funcionários

O Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Silvio Maria Machado Junior adotou, há 15 anos, o hábito de se exercitar. Com 57 anos, já percorreu o Caminho da Fé seis vezes de bicicleta e tem um novo desafio pela frente: concluir o percurso, de 320 quilômetros, a pé. O preparo para encarar a aventura, inclusive, resultou em um grupo de trilhas que só cresce entre os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nayan Xavier Ribeiro”, de Ribeirão Preto. O caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela.

Hoje, incentivados por Machado, dez funcionários – nove do CDP e uma servidora da Penitenciária II de Serra Azul - formam uma equipe que percorre longas distâncias, todos os finais de semana, por áreas rurais da cidade. Além da prática de exercícios físicos, as caminhadas proporcionam contato direto com a natureza, uma vez que o trajeto inclui cachoeiras, estação de trem abandonada, represas e pesqueiros.

“Para incentivar os servidores, eu contava a minha experiência nas trilhas e mostrava fotos das paisagens. Inicialmente, foram apenas quatro pessoas, que também compartilharam a vivência com alguns funcionários e, aos poucos, o grupo foi crescendo”, comemora o agente, que irá trilhar o Caminho da Fé na segunda quinzena de abril, com previsão de concluí-lo em pelo menos 15 dias.

Ex-fumante, Machado se exercita diariamente. As caminhadas com o grupo são de aproximadamente 25 quilômetros. “Além de melhorar o condicionamento físico e disposição, faço muitas amizades”, destaca.

‘REDUZ O ESTRESSE’

A proposta de unir atividade física e contato com a natureza atraiu até quem estava há um tempo no sedentarismo. É o caso da diretora do Núcleo de Pessoal do CDP de Ribeirão Preto, Isabele Monise de Araújo, de 28 anos. “Fiquei parada por uns dois anos. Esporadicamente, fazia uma caminhada no parque”, ameniza.

Assim como os demais do grupo de trilha, ela também foi incentivada por Machado a “sair da zona de conforto”. “Nos finais de semana, eu aproveitava para colocar o sono em dia. Estava bem resistente [às caminhadas], no começo. Até que um dia acabei indo para conhecer”, conta.

“Nunca imaginei que eu fosse acordar às 5h em pleno final de semana para caminhar. É mais cedo do que eu acordo de segunda a sexta para ir trabalhar”, observa.

Agora, ela comemora as vantagens de se exercitar regularmente. “A disposição melhorou. Estar em contato com a natureza reduz o estresse, porque é uma caminhada contemplativa. A gente vai sem pressa, apreciando a paisagem”, detalha.

As atividades físicas têm sido tão benéficas e prazerosas, que Isabele projeta expandir os desafios. “Tenho a intenção de fazer um ‘mochilão’. Também estou pensando se faço o Caminho da Fé”, finaliza.

SUPERAR OS LIMITES

Machado é quem mais encoraja Isabele a buscar novos estímulos. Daqui a um mês, inclusive, ele irá contemplar 320 quilômetros fazendo o Caminho da Fé, a pé.

“De bicicleta é mais rápido, mas caminhando dá para curtir mais a paisagem e refletir. Pretendo superar os limites”, finaliza.