Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/11/20 | Mariana Amud – Coremetro

Campanha de prevenção ao suicídio é foco de ações em unidades prisionais

Palestras, dinâmicas e distribuição de materiais informativos foram usados para conscientizar servidores e reeducandos

Durante o mês de setembro, os estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) abordaram o tema da campanha Setembro Amarelo com servidores e reeducandos. Como parte do cronograma de ações de saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os cuidados com o bem-estar mental e prevenção do suicídio fizeram parte das atividades propostas.

Com a necessidade de prevenir a disseminação da Covid-19, muitas unidades penais aderiram à campanha a partir da distribuição de cartazes e informativos. Já outras conseguiram, dentro dos protocolos de distanciamento social e higienização, desenvolver palestras e dinâmicas visando a conscientização do tema.

A cada ano, segundo dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas tiram a própria vida, os números são maiores quando registradas as tentativas de suicídio. Ainda segundo a organização, trata-se de um grave problema de saúde pública, porém, com a possibilidade de ser evitado com base em evidências e intervenções no melhor momento.

Setembro Amarelo na Coremetro

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) criou a “caixinha do conforto”, em que os funcionários encheram com bilhetes reconfortantes e motivacionais. A caixa foi deixada em um lugar de fácil acesso de todos os servidores, para que possam retirar uma mensagem ou colocar novas sempre que precisarem. Com essa ação, a Cipa buscou abordar o tema, ainda visto por muitos como um tabu, de forma leve e com a sensibilidade necessária.

O corpo funcional do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino de Butantan participou de palestra informativa, seguida por uma cantata formada pelos próprios servidores, com um repertório musical temático de valorização da vida.

Os CDPs de Franco da Rocha, de Itapecerica da Serra, de Mauá, Osasco I e II, Pinheiros I, o CPP Feminino de São Miguel Paulista e a Penitenciária I de Guarulhos, além da própria sede da Coremetro, apresentaram atividades a seus funcionários, com foco nos principais indicativos de pensamentos suicidas, possíveis abordagens para acolhimento e medidas preventivas, como o cuidado e olhar atento com o próximo.

Informação aos custodiados

As populações prisionais do CPP de Franco da Rocha e das penitenciárias de Parelheiros, Feminina Sant’Ana e de Franco da Rocha I e III foram envolvidas na campanha e passaram por dinâmicas de conscientização sobre suicídio.

Na unidade prisional da zona sul paulista, em Parelheiros, a roda de conversa com os reeducandos permitiu falar também sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia do novo coronavírus e da importância da escuta ativa com pessoas em sofrimento emocional.

aasassa
Topo