21/01/21 | Mariana Amud – Coremetro

Integrantes do GIR-4 da Capital realizam romaria até o Santuário Nacional de Aparecida

Agradecimento, esperança e fé moveram a equipe durante a caminhada

Para servidores do Grupo de Intervenção Rápida 4 (GIR-4) – Capital, o final do ano de 2020 foi de esforço, agradecimento e fé. Para uma caminhada de quatro dias e mais de 190 quilômetros percorridos, 13 funcionários se organizaram para participarem de uma jornada pessoal e profissional até a cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. O grupo é responsável pela contenção de motins e rebeliões nos estabelecimentos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As adversidades enfrentadas no último ano fizeram com que os profissionais do GIR buscassem na romaria um apoio. Cada pessoa rumou da Paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida com seus objetivos. Alguns agradecendo, outros testando suas capacidades físicas, mas todos com o propósito de se manterem motivados e unidos.

Durante os quatro dias de caminhada, mesmo com o planejamento previamente estabelecido, o grupo passou por situações desgastantes e incontroláveis ao homem, como chuvas e sol forte, que tornaram a jornada ainda mais desafiadora. Para essas situações, os romeiros também se prepararam física e mentalmente, chegando a percorrerem mais de 16 horas de caminhadas diárias.

Time organizado

O servidor Sérgio Ricardo de Carvalho, que fez parte da romaria, destacou a importância da equipe nessa jornada. "A interatividade, o entrosamento e a solidariedade que havia entre nós foram essenciais para concluir a romaria. Fomos inabaláveis. Agradeço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por fazer parte dessa missão”.

Devoto da padroeira do Brasil, Eduardo Oliveira de Deus diz ter sentido as dificuldades durante o trajeto, dores musculares e as bolhas nos pés aparecendo ao longo dos dias, mas o estímulo dos colegas em seguir a caminhada fez a diferença. "A missão se tornou um marco na história do GIR-4. Com gana, afinco, união e respeito mútuo, além do carinho e da admiração dos colegas de outras unidades prisionais, concluímos o percurso”, ressaltou.