21/07/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Dia do AEVP tem visitação em muralha e entrega de placas

Presídios prestaram homenagens aos agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária pela data celebrada em 13 de julho

Presídios da região noroeste comemoraram o Dia do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), celebrado em 13 de julho. A direção da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, por exemplo, promoveu um café da manhã especial. A torre de muralha, onde é efetuada a vigilância pelos AEVPs, e o Centro de escolta foram abertos para visitação dos servidores da unidade.

Ao final, os agentes que atuaram na reforma e melhoria do Centro de Escolta receberam placas de condecoração, entregues pelo coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza.

REFLEXÃO E DEBATE

As homenagens incluíram, ainda, rodas de conversa com objetivo de proporcionar momentos de integração, reflexão e debate sobre a missão do AEVP no sistema penal. Entre as unidades que realizaram esse tipo de atividade estão o Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru e a Penitenciária de Marília.

Já a Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré, além de promover visitação à torre de muralha, organizou um concurso de frases com o tema “Satisfação e Motivação em Ser AEVP”. Dois agentes foram premiados pelas melhores frases e receberam presentes doados por parceiros da unidade.

Entrega de brindes, como canetas personalizadas (Penitenciária I de Serra Azul), banners com conteúdo de homenagem e almoço especial estão entre outras ações organizadas pelos presídios em celebração ao Dia do AEVP.

SEGURANÇA ARMADA

O Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) é o profissional responsável pela segurança armada dos estabelecimentos penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A categoria, criada em 2001, atua na escolta e custódia de presos, em movimentações externas e guarda das unidades, visando evitar fuga ou arrebatamento de detentos.

Diretor do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp) da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), Olavo Rocha lembra que os AEVPs substituíram a Polícia Militar, que antes fazia a segurança nas muralhas e alambrados das unidades.

“Com muito esforço e dedicação, conquistamos nosso espaço e hoje colhemos os frutos de um belo trabalho que está sendo realizado há quase 20 anos. Inclusive, nossas palavras de ordem ecoam por toda a tropa: ‘força, honra e disciplina’”, enfatiza Rocha.