19/10/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Rodas de conversa e palestras marcam ações que alertam sobre doenças emocionais

Eventos fazem parte da campanha contra o suicídio

Servidores das unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de diversas atividades de prevenção ao suicídio, para contemplar o Setembro Amarelo, mês de conscientização contra doenças emocionais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico - que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida.

Entre as ações, estão a realização de rodas de conversa, palestras, exibição de vídeos e entrega de folhetos sobre o tema com objetivo de incentivar uma reflexão acerca da saúde e prevenção ao suicídio e de outras violências, propondo diálogo aos participantes.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru foi realizada uma palestra com debate entre os servidores, que também assistiram a um vídeo sobre o assunto. Também foram colocados cartazes no mural da unidade.

Na sede administrativa da CRN, a psicóloga Silvia Elen Rossi Fregonesi conduziu uma roda de conversa com os funcionários. O mesmo ocorreu na Penitenciária II “Sgto PM. Antonio Luiz de Souza” de Reginópolis, cujo evento contemplou 24 detentos.

CAIXA DE MENSAGENS

A direção da Penitenciária de Marília promoveu palestra com uma psicóloga e colaborador do Centro de Valorização da Vida (CVV) da cidade. O evento ocorreu em dois dias para abranger os funcionários dos plantões distintos e os diaristas.

Foram utilizados cartazes como estratégia para promover a reflexão sobre o assunto e também ofertada uma “caixa de mensagens da sorte”, que ficou à disposição dos servidores durante o mês de setembro, com frases que contribuíam com o tema trabalhado.

O Setembro Amarelo também foi trabalhado por meio de palestras virtuais, com a colocação de cartazes em áreas estratégicas dos estabelecimentos penais e a distribuição de folhetos.