19/05/22 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Centro de Ressocialização de Limeira ganha horta comunitária com o auxílio de instituições parceiras

Prefeitura, Poder Judiciário, Instituto Ação pela Paz e Senai se unem para ajudar em ações sociais na unidade prisional

O Centro de Ressocialização de Limeira deu início ao projeto Horta Comunitária na quarta-feira, 11, com o objetivo de qualificar os reeducandos para o manejo de hortaliças, sendo que parte de sua produção será destinada à entidades assistenciais cadastradas no Centro de Promoção Social do Município (Ceprosom).

A horta conta com mais de 9 mil metros quadrados utilizados para o plantio de árvores frutíferas, além de canteiros e estufas para produção de mudas. Atualmente, 16 reeducandos trabalham ali. Até o momento, foram plantadas 100 mudas frutíferas diversificadas, como manga, castanha maranhão, pitanga, abacate, entre outras.

Para o diretor do CR, Fernando Gonçalves Pedro, a implementação da horta comunitária é um avanço para a unidade. “O objetivo desse projeto é devolver algo positivo para o município. Estou em Limeira há 20 anos e nunca antes vi uma participação tão forte da municipalidade como da administração do prefeito Mario Botion. Agradeço ao prefeito, que tem uma equipe fantástica e que nos apoia de maneira espetacular”, afirmou Pedro.

Além da prefeitura e do Poder Judiciário, instituições como o Senai e o Instituto Ação Pela Paz (IAP) tem apoiado o CR em diversas ações. Para que tais atividades aconteçam, o Poder Judiciário destina recursos das verbas pecuniárias ao IAP, responsável pela compra dos insumos e por promover a prestação de contas aos órgãos fiscalizadores. Já o Senai, por meio do Conselho da Comunidade, disponibiliza os instrutores, materiais didáticos e coordena a qualificação dos reeducandos nos cursos de alvenaria básica e elétrica durante a construção do barracão para armazenar os insumos da horta.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Fernando Botion, a primeira-dama Roberta Botion, o juiz corregedor das Execuções Penais de Limeira, Guilherme Lamas, o coordenador das unidades prisionais da região central, Jean Ulisses Campos Carlucci, a diretora executiva do IAP, Solange Rosalém Senese, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damasceno, o presidente do Senai, Mário Cazão e outras autoridades.

Outras ações

Além da inauguração da horta, o CR vem desenvolvendo outras ações em prol do apenado. Em abril, a unidade prisional realizou uma cerimônia de formatura para certificar 16 reeducandos que foram qualificados nos cursos de Encanador e Instalador. A qualificação teve 160 horas de duração e teve o início em dezembro de 2021.

Ainda em abril, alguns ambientes do CR passaram por reforma e a unidade prisional ganhou uma barbearia. A sala possui balcão, dois espelhos e duas cadeiras de cabelereiros. Todas as ações ocorreram por meio da parceria com as instituições acima citadas.