Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/10/22 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária I de Reginópolis promove 1º Sarau Literário para os reeducandos

Detentos que cursam o ensino regular na unidade prisional apresentaram peça de teatro, musicais e poesias

Poesia, musicalidade e teatro. Reeducandos da Penitenciária I “Tenente PM José Alfredo Cintra Borin” de Reginópolis transformaram o ambiente prisional em uma verdadeira mostra cultural. Em sala de aula, 36 reclusos que cursam os ensinos Fundamental e Médio participaram, na semana passada, do 1º Sarau Literário realizado no presídio. Entre as atividades, eles encenaram uma peça teatral com o tema “A Importância do Estudo no Mercado de Trabalho”.

Os detentos apresentaram, ainda, musicais com canções e louvores de própria composição e de outros artistas. Além disso, realizaram recitais e exposição de poesias escritas por eles e também por autores consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Gonçalves Dias.

Organizado pelo diretor do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da unidade, Eduardo Araújo, o sarau foi assistido pelos demais alunos e funcionários do presídio. O evento contou também com a presença da coordenadora Pedagógica da Escola Vinculadora instalada no estabelecimento penal, Rosemeire de Oliveira Vieira.

Diretor substituto da Penitenciária I de Reginópolis, Miro Fernando Vaz de Lima, destacou que a ação serve tanto para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula quanto como ferramenta para o processo de ressocialização do interno.

TRANSFORMAÇÃO

“Vocês (reeducandos) precisam abraçar oportunidades como essa, além de outras ações de ensino no sistema prisional, não só como fatores curriculares e de reinserção social, mas como elementos para transformação de vida", enfatizou Miro, durante a abertura do sarau.

aasassa
Topo