02/10/23 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Chá Literário leva arte popular a alunos da Penitenciária de Assis

Reeducandos fizeram releitura de obras do pintor Ranchinho

Um evento marcado pela manifestação da arte e troca de experiências entre os participantes. Assim foi realizado com grande sucesso o “3º Chá Literário”, promovido pela Escola Estadual Professor Léo Pizzato em parceria com a Penitenciária de Assis. A programação envolveu convidados, professores e mais de 200 reeducandos da unidade.

Em sua terceira edição, o tema escolhido foi “Os caminhos da Literatura pelo Interior Paulista”. O enredo se deve ao fato de que os presos são provenientes, em sua maioria, da capital paulista, dos Estados do Paraná e Mato Grosso, sendo que muitos só conhecem o interior pelos telejornais e fotos.

Os professores de arte escolheram como inspiração Sebastião Theodoro Paulino da Silva, mais conhecido como Ranchinho, célebre pintor popular brasileiro, nascido em 7 de janeiro de 1923 e que se mudou para Assis em 1925, após a morte de seu pai. A ideia foi de divulgar as suas obras, realizando a releitura de algumas telas.

Com um trabalho interdisciplinar, os professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio ampliaram os conhecimentos dos participantes sobre o interior, especialmente sobre a cidade de Assis e região, ampliando diversos conhecimentos relacionados a cada matéria, como população, demografia e clima.

"Esse é um projeto pioneiro no âmbito do sistema prisional", diz Mauro Luiz Lima, diretor técnico da Penitenciária. O objetivo, segundo ele, é de promover transformações na vida dos detentos, fomentar perspectivas para o porvir e, principalmente, estimular os alunos a abraçarem novas possibilidades de vida.

O projeto

O “Chá Literário” teve início em 2022, com a contribuição dos alunos do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente os reeducandos se engajaram em atividades de leitura e escrita de poemas, abordando temas como seus sonhos, saudades, laços familiares e o cotidiano. As composições poéticas foram compiladas, resultando na elaboração de um livro, celebrado e comemorado por todos durante um evento matinal que uniu música, teatro e poesia.

Para Joisley Saturnino, diretora da escola Leo Pizzato, a resposta positiva entre os internos foi tão inspiradora, que os professores decidiram expandir o projeto para englobar as demais salas de aula existentes dentro da unidade prisional, explorando o tema de “Poemas e Literatura de Cordel”. Essa segunda atividade, também culminou na elaboração de um livro ao término de 2022, “evidenciando a plenitude da criatividade e do protagonismo dos alunos”, destaca.

Convidados

Na oportunidade, estiveram prestigiando o evento, além dos diretores responsáveis pelas instituições, Viviane Aparecida Del Massa Martins, presidente da Câmara Municipal; Ana Paula Marques Rodrigues, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente municipal; Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, Secretária de Saúde municipal; Vinicius Guilherme Simili, vereador; Luis Fernando Gusella, monitor de Educação e Cultura da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap); Célia Verna, supervisora regional de Educação e Cultura da Funap; Bruno Lino Pereira, empresário local; Fernando Fernandes, represente da Funap; Gisele Antunes Romão Barreto, representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), além de outros representantes da sociedade civil do município de Assis.