23/04/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Escritor incentiva a leitura e a escrita como forma de liberdade

Luis Cosme Pinto promove oficinas literárias junto às presas do CPP de São Miguel Paulista

Com o objetivo de incentivar a leitura junto à população prisional, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista abre suas portas para o projeto “Encontro com Escritor”, com Luis Cosme Pinto. A ação tem o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). As oficinas ocorrem desde o início de 2024.

De acordo com a diretora geral do CPP, Nívia Seravali, a ação tem como objetivo oferecer às reeducandas uma palestra sobre literatura, com destaque para as crônicas que compõem o livro de Cosme Pinto. Segundo ela, o encontro inclui conversas sobre a vida do escritor, a leitura como ajuda para entender o mundo, além de outras abordagens pertinentes, como ouvir canções da MPB que são conhecidas como "crônicas musicais”, debates a respeito de textos variados e impressões pessoais sobre livros, poemas e outras aventuras literárias.

Em cada sessão participam 15 reeducandas. As reuniões acontecem quinzenalmente e promovem a rotatividade para que todas as reclusas possam receber o importante estímulo à leitura. Para a dirigente da unidade, “a iniciativa é de relevância nas relações intra e extra muro, em especial às reclusas, pois há estímulos ao hábito da leitura, reflexão e raciocínio com melhorias no vocabulário”, esclarece.

Carreira literária

Com vasta experiência no telejornalismo, Cosme Pinto já trabalhou nas principais emissoras de televisão desde 1987. Contudo, há muito ele alimentava o desejo de poder se dedicar à literatura. Assim, em 2004 o escritor iniciou sua carreira literária nas colunas de crônicas para o Jornal da Globo.

De acordo com Cosme Pinto, o jornalismo e a literatura ensinam as pessoas a serem melhores. “Com informações e conhecimento temos condições de tomar decisões mais acertadas, seja na vida pessoal, na política ou no campo profissional”, acrescenta.

Já com relação ao sistema prisional, a intenção de Cosme Pinto é poder auxiliar as pessoas privadas de liberdade a voltarem a ter uma vida prazerosa, tendo como ferramentas justamente a leitura e a escrita. O escritor acumula experiências positivas desenvolvidas em estabelecimentos penais em Araraquara e agora no CPP de São Miguel Paulista, em São Paulo.

Segundo o escritor, as reuniões com reclusos em geral são momentos especiais de compartilhamento de histórias de vida. Ele considera que esses encontros, de desabafo e franqueza, tornam as ações mais enriquecedores e verdadeiras. E justifica: “me interessa muito ouvir essas pessoas e reconheço que a escuta atenta é um elemento importante para conquistar a confiança delas”.

Estão nos seus planos estruturar um projeto de escrita criativa, tendo como base o incremento na leitura. Para Cosme Pinto, a comunicação com o mundo externo ganha uma outra dimensão visto que os reclusos fazem uso de cartas para se comunicar com familiares e amigos. Ele ainda destaca que a leitura não se resume aos livros, está viva no teatro, na música, nos filmes. “Essas formas de expressão vão trazer benefícios a toda a população carcerária. Cultura é sempre um antídoto”, enfatiza.

Um conselho que ele sempre compartilha em seus encontros é ler de tudo e escrever bastante. “A escrita e a leitura nos trazem uma liberdade individual incomparável”, destaca o escritor.