26/04/24 | Patrícia Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda em Catanduva: foco na reintegração social

Evento ofereceu diversos serviços essenciais em um único dia

A Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Catanduva realizou, no último dia 23, sua primeira Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O evento, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de Catanduva, ao lado da Unidade de Atendimento.

Com o objetivo de oferecer uma série de serviços essenciais para pessoas egressas do sistema prisional, seus familiares e prestadores de serviço à comunidade, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda proporcionou uma verdadeira força-tarefa de ações para auxiliar na reintegração dos indivíduos à sociedade.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, a Secretaria da Assistência, Marcela Alvares, o Secretário de Administração, Richard Casal, o Vice-Prefeito, Claudio Romanholi, o Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Andre Luiz Monteleoli, entre outras autoridades.

Para a Coordenadora Carolina Passos Branquinho Maracajá, a Jornada é uma importante ferramenta no processo de reintegração social para o público atendido pela SAP. “Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde o início desse projeto, quando ele se materializou nas Unidades Prisionais. Hoje, aqui, na Unidade de Atendimento, reafirmamos que esse sucesso não é limitado apenas às prisões, mas pode ser reproduzido em todos os lugares onde há vontade e dedicação para ajudar”, disse.

A realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda é um compromisso estabelecido pela SAP por meio da Resolução 138, que determina que todos os estabelecimentos penais no Estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos. Desde sua criação, mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados por meio deste programa.

A Jornada foi organizada pela Unidade de Atendimento que desenvolve os Programas de Atenção à Pessoa Egressa e Família e o Programa de Penas e Medidas Alternativas em colaboração com o Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE).

Entre os serviços disponibilizados estavam cortes de cabelo e maquiagem, atendimento e orientações jurídicas da defensoria pública e OAB, informações importantes sobre o meio ambiente com distribuição de plantas, vacinação contra influenza, entre outros.

Diversas entidades e instituições se uniram como parceiras do evento para a realização das atividades, incluindo a Prefeitura Municipal de Catanduva, OAB, Instituto Recomeçar, Defensoria Pública, SENAC e SAEC.

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda da Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Catanduva marcou um importante passo na busca por reintegração social e cidadania, demonstrando o compromisso das autoridades e da comunidade em oferecer oportunidades e apoio aos que estão em busca de uma nova chance na vida.