Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/05/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania levam atividades inclusivas para unidades prisionais da região Oeste

Palestras, atividades motivacionais e oficinas capacitadoras estão entre as atividades inclusivas promovidas pelas Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda em presídios subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). As ações são desenvolvidas para as pessoas privadas de liberdade.

O evento é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade.

O objetivo é acabar com a discriminação e o preconceito contra presos e egressos. As jornadas auxiliam nas reinserções ao mercado de trabalho, geração de renda. Além disto, promove campanha de saúde e cuidados pessoais.

No mês de março, três unidades prisionais da Croeste promoveram suas respectivas Jornadas. O calendário anual foi aberto em fevereiro e se estenderá até dezembro, totalizando 48 eventos do gênero.

Rio Preto

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José do Rio Preto, a programação contou com várias ações relacionadas à saúde, como atendimento de enfermagem, odontológico, teste rápido de HIV, sífilis, aferimento de pressão arterial, glicemia capilar, além de palestras e oficinas temáticas.

Irapuru

Na Penitenciária de Irapuru, foram realizadas atividades de emissão de Certidões de Nascimento e Casamento, Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e atendimento jurídico. Na área da saúde, foram intensificados os atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem com aferição de pressão arterial, aferição de temperatura, frequência cardíaca, oximetria, pesagem e altura e teste rápido. Em paralelo, foram realizadas palestras com profissionais da Pasta e de outras instituições parceiras com os seguintes temas: “Prevenção e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, “Atribuições da CAEF”, “Palestra Motivacional: O Amor de Deus”, “Orientações Sobre o Contexto Prisional – A Importância de Ampliar Perspectivas em Relação à Visão de Mundo”, “Demais Assuntos – Como Construir um Projeto de Vida e os Desafios para Alcançá-los”, “Oficina Cultural – A Páscoa”, “Oficina de Manipulação de Alimentos - Bolos” e Oficina de Preparação do Solo e Plantio de Alimentos – Horta”.

Tupi Paulista

Na Penitenciária “Vanderlei Tartari Monteiro” de Tupi Paulista, a Jornada incrementou as atividades voltadas à qualificação profissional e formação inicial.

O objetivo foi buscar a redução de danos sociais, intervenção informativo-educativa, como cuidados de saúde, convivência social com família, prestação de serviço à comunidade, minimizar a violência social e permitir que muitos restabeleçam uma vida digna ampliando a percepção de dignidade da pessoa humana.

Foram disponibilizados serviços que visam a promoção da cidadania como emissão de documentos, atendimento jurídico, orientação sobre direitos, palestras e oficinas sobre temas profissionalizantes, orientações sobre higiene e saúde, políticas de combate à discriminação e aos preconceitos diversos, inclusão e percepção do mercado de trabalho e geração de trabalho e renda.

A programação aconteceu em parceria com instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil, que tiveram a oportunidade de oferecer serviços voluntariamente, incentivando e oferecendo aos reeducandos um conjunto de ações essenciais para auxiliá-los ao retorno da vida em liberdade.

aasassa
Topo