02/05/24 | Patricia Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CAEF e Conselho Municipal de Itapetininga promovem diálogo sobre direitos e autocuidado para mulheres

Evento reforça a importância da conscientização e da autonomia da mulher

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) destaca a importância das ações que enaltecem a conscientização e a promoção da autonomia da mulher.

Nesse contexto, a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Itapetininga sediou recentemente uma roda de conversa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O objetivo foi discutir temas pertinentes aos direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha e a importância do autocuidado.

Durante o evento, as participantes puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e refletir sobre questões que afetam diretamente suas vidas e a sociedade como um todo. A ação foi realizada pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e pelo Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional (COMPE), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Um dos pontos altos da iniciativa foi a ênfase dada ao autocuidado. Além das discussões, as mulheres presentes foram agraciadas com um mimo oferecido por uma empresa de cosméticos, que também compartilhou informações e dicas sobre práticas saudáveis e bem-estar.

O evento foi marcado por trocas enriquecedoras e pela valorização do protagonismo feminino. A iniciativa reafirma o compromisso do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Além disso, demonstra o papel ativo da CAEF de Itapetininga e da comunidade em trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

A ação é um exemplo de como iniciativas locais podem contribuir para a conscientização e promoção dos direitos das mulheres.

Sobre o COMPE: por meio da Resolução SAP-34, de 10-03-2014 e posteriores alterações, o Comitê da Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional (COMPE) foi instituído para a elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas, programas e serviços voltados às mulheres em cumprimento de pena e egressas do sistema prisional