Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/05/24 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidade prisional dá exemplo de integração entre sociedade e cárcere

Penitenciária de Guarulhos abre suas portas para ação anual do GDUCC, formado por universitários do curso de Direito da USP e da Westminster, da Inglaterra

A edição de 2024 do Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere- Comunidade (GDUCC) levou 29 universitários à Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos. O grupo, chefiado pelo doutor Sérgio Salomão Shecaira, foi formado por professores e estudantes da Faculdade de Direito das Universidades de São Paulo (USP) e de Westminster, da Inglaterra. O encontro ocorreu com o aval da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segundo a coordenadora adjunta do GEDUCC, Izabel Araújo Bezerra da Silva, o grupo foi fundado no Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Legal da USP. De acordo com ela, o objetivo é desenvolver o diálogo horizontal entre detentos, membros da comunidade e universidade, aproximando os três setores que são naturalmente afastados.

Para a edição deste ano, realizada no dia 26 de abril, o grupo também contou com a participação de dois professores e dez estudantes ingleses da Westminster. Esse intercâmbio foi feito graças a uma parceria do Departamento de Direito Penal com a instituição estrangeira.

O diretor geral da penitenciária, André Luiz Alves, vê com bons olhos essa ação. Para ele, a troca de experiências entre os alunos e os presos que participam do projeto vem sendo uma importante medida ressocializadora.

aasassa
Topo