Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/05/24 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Secretário da Administração Penitenciária entrega oficina de panificação e confeitaria industrial no CPP de Mongaguá

Local já é o terceiro entregue este ano no Estado e irá capacitar reeducandos para o mercado de trabalho

Na quarta-feira (30), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou mais uma oficina de panificação e confeitaria industrial. Desta vez no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Rubens Aleixo Sendin” de Mongaguá.

Essa é a terceira oficina do tipo inaugurada apenas neste ano no Estado de São Paulo, resultado da parceria entre a Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP) tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades aos custodiados do sistema prisional. Cada oficina PROCAP recebeu um investimento de 115 mil reais, possibilitando a aquisição de equipamentos modernos e a oferta de cursos de capacitação de qualidade.

O Secretário da SAP, Marcello Streifinger, destacou que as oficinas de panificação e confeitaria já são uma realidade no sistema penitenciário e considerou como "extremamente positiva" a iniciativa de ofertar aos custodiados mais essa ferramenta de reintegração social.

“Estamos proporcionando aos reeducandos a oportunidade de adquirir uma nova habilidade, de se especializar em uma área promissora, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para suas vidas pessoais”, disse a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá.

Além da oferta de cursos, a oficina também possibilitará a produção de alimentos consumidos na própria unidade prisional. Isso não apenas contribui para a redução de custos, mas também para a formação prática dos participantes.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Marcello Streifinger, da Coordenadora da CRSC, Carolina Passos Branquinho Maracajá, do Coordenador das Unidades Prisionais da Região Vale do Paraíba e Litoral, Nestor Pereira Colete Júnior, do Diretor do CPP, Sandro Simões Silva e do Diretor do GCAE, Diego Ferracini Lacerda.

A inauguração da oficina de panificação e confeitaria industrial no CPP de Mongaguá representa um passo importante na busca por uma reintegração efetiva dos custodiados à sociedade. Por meio da educação e do trabalho, busca-se não apenas transformar vidas, mas também construir um futuro mais promissor para todos os envolvidos.

aasassa
Topo