20/05/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Representantes da Universal nos Presídios alinham projetos para unidades da SAP na região Oeste

Discutir projetos que promovam a ressocialização de privados de liberdade foi o objetivo da reunião realizada entre representantes da Universal nos Presídios (UNP) e equipe do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria Regional de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste).

O encontro serviu para alinhar os trabalhos que já estão sendo executados pela Universal em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em unidades prisionais da região e traçar novos projetos para os próximos meses.

Para o diretor do Grate, Eraldo Oliveira de Jesus, foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os parceiros da Universal. “É importante que tenhamos esse contato para avaliarmos em conjunto as ações positivas e o que também pode ser melhorado”, comentou.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela UNP traz resultados significativos no processo de ressocialização da população carcerária e vai de encontro com as boas práticas preconizadas pela SAP, tanto na oportunidade de qualificação do detento para o mercado de trabalho, quanto na valorização da pessoa humana.

“Se eu pudesse resumir em poucas palavras a importância dessa parceria com a SAP, diria que estamos aqui para somar na ressocialização das pessoas que estão privadas de liberdade”, destacou o pastor Reinaldo Pinheiro, coordenador da UNP na região Oeste.

De acordo com ele, além da assistência religiosa oferecida pela Universal, os cursos também ajudam a capacitá-los para que, quando em liberdade, possam sair e ter um norte, recomeçando suas vidas. O coordenador da UNP afirma que existem vários projetos com possibilidade de serem implantados e considerou proveitosa a reunião, para que o trabalho desenvolvido possa melhorar e crescer mais ainda.

Também participaram da reunião os pastores que atuam em unidades prisionais da região: Marcos Cesar Datre, Edgard Campos, Fábio Azevedo Azevedo e Paulo Henrique Rosa.