Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/05/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania ajudam a preparar presos para viverem em sociedade após o cárcere

Um mutirão de atividades e serviços foi promovido em abril durante as Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda. As ações foram em unidades subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), com investimento no preparo de pessoas privadas de liberdade para o seu retorno ao convívio na sociedade, após o cumprimento da pena.

O evento é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade. As ações auxiliam nas reinserções ao mercado de trabalho, geração de renda, promovem autoestima do encarcerado e, além disso, oferecem campanhas de saúde e cuidados pessoais.

No mês passado, três unidades prisionais da Croeste promoveram suas respectivas Jornadas. O calendário anual foi aberto em fevereiro e se estenderá até dezembro, totalizando 48 eventos do gênero. CDP II de Pacaembu

O Centro de Detenção Provisória II (CDP) de Pacaembu realizou a sua 3ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda trazendo mais uma vez os benefícios para os reeducandos. Foram realizados atendimentos nas mais diversas áreas, palestras, atendimento jurídico, confecção de Certidão de Nascimento, RG, exames laboratoriais (HIV, Sífilis, glicemia, Aferição de Pressão Arterial e Hepatite B e C), dentre outros, em um verdadeiro mutirão de serviços.

CDP de Icém

O Centro de Detenção Provisória “Marcos Amilton Raysaro” de Icém, que abriga sentenciados em regime fechado, realizou a 6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda com palestras que abordaram temas como Saúde Bucal: Orientações e Cuidados; Dengue: Orientações e Cuidados; Motivacional: Há Vida Depois do Cárcere; Orientações sobre Benefícios e Progressão de Regime; Orientações sobre Empreendedorismo, Técnicas de Barbearia e Cortes de Cabelo Palestrante, além de emissão de certidões de documentos, plantão jurídico, ações de saúde, entre outros.

CPP de São José do Rio Preto

A 11ª edição da Jornada no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto teve como objetivo oferecer informações sobre as mais diversas atividades de saúde, emprego, educação, visando a promoção de orientação, conhecimento e aprendizagem das pessoas em cumprimento de pena.

Na abertura do evento, em alusão ao Dia do Livro, ocorreram eventos culturais, como a apresentação do coral e do teatro realizado pelos reeducandos, sob a idealização e orientação do corpo de docentes da Escola Vinculadora.

Entre os serviços efetuados estiveram o plantão jurídico, solicitação de certidões de Nascimento e Casamento, para providenciar os devidos RG, corte de cabelo e atendimento de saúde.

Foram proferidas palestras com os temas “Há Esperança após A Liberdade”; “Apresentação do trabalho das Caefs” e “Empreendedorismo Pessoal e Atitudes”.

Objetivando fortalecer e instrumentalizar os reeducandos para quando estiverem em liberdade, em busca de reinserção social, foi apresentado o “Instituto Recomeçar”, uma Organização Não Governamental (ONG) com ações voltadas à inserção social e profissional de egressos, que também realizou palestra sobre “Gerenciamento de emoções e sobre o “Recomeçar em Si”.

Com esse mesmo intuito de apoio social, também foram oferecidas palestras sobre rede de apoio social e comunitário para os primeiros passos quando os presos retornarem ao convívio social. Foram ministradas as palestras “Equilíbrio no caminho de um recomeço” e “Recomeço profissional: reconstruindo suas habilidades e o início de uma nova história”.

aasassa
Topo