Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/05/24 | Renata Correia de Andrade - CSSP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciária Feminina Sant’Ana sedia roda de conversa entre profissionais de saúde, estudantes de medicina e reeducandas

Encontro abordou as formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis

No dia 9 de maio, na Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), na zona norte, foi realizada uma roda de conversa com profissionais de saúde, reeducandas e um grupo de alunos que são estudantes do 7º semestre de Medicina da Universidade Nove de Julho. O objetivo foi contribuir para a conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Estiveram presentes a Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Kely Hapuque, e a Diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde e a Diretora de Núcleo de Atendimento à Saúde da PFS.

Os alunos, que estão participando de um Projeto de Extensão da Universidade voltado à saúde no sistema prisional, alertaram sobre as infecções mais comuns, dentre elas sífilis, HPV, gonorreia e HIV.

O grupo de estudantes orientou sobre as formas de transmissão, sintomas, tratamento e, principalmente, a prevenção. Os estudante ainda destacaram, sobretudo, sobre o uso de preservativo – distribuído nas unidades prisionais, e que são a forma mais eficaz de evitar a transmissão.

Conscientizar sobre a prevenção das IST na população carcerária feminina também é alertar sobre os riscos de transmissão ou complicações numa gestação, parto e amamentação.

aasassa
Topo