27/05/24 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Polícia Penal do Vale do Paraíba promove ação solidária para incentivar doação de sangue na região

A Polícia Penal da 3ª Base de Escolta da região do Vale do Paraíba e Litoral, localizada em Tremembé-SP, mobilizou equipes de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) para doação de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Taubaté, o Hemocentro.

O objetivo da iniciativa foi chamar a atenção da população e demais servidores públicos para o ato solidário da doação de sangue. A intenção foi colaborar para um aumento de doações no Hemocentro, ampliando, assim, o número de pessoas atendidas e vidas salvas. Pensando nisso, os Policiais Penais se organizaram em grupos para doar sangue.

O diretor do Grupo Regional de Ações de Escolta e Vigilância Penitenciária (Graevp), Ronaldo de Lima Alves, explica que a ação foi desenvolvida para contribuir com a manutenção da alta demanda do Hemocentro. “Considerando que hoje temos um elevado número de casos de dengue em nossa região, o que provocou um baixo estoque de sangue, decidimos colocar essa ideia em prática”, afirma Ronaldo.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue doado pode ajudar na qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas graves e é fundamental para tratar feridos de acidentes ou calamidades. Já nos casos mais graves de dengue, a doação é valiosa quando há necessidade de grandes transfusões de plaquetas.

A agente de captação de doadores do Hemocentro, Andreia Marta da Silva, ressalta a importância do gesto solidário dos AEVPs. “Campanhas como essa são essenciais e, em Taubaté, a Polícia Penal (e demais forças de segurança), seja com caravanas, mobilizações em grupo ou no incentivo a doação individual frequente, está sempre pronta também para atender nossos chamados para captação de emergência, em situações de estoque crítico. Só podemos agradecer. Isso faz toda a diferença na nossa missão diária de salvar vidas”, diz Andreia.

A ação ocorreu na manhã do dia 15 de maio, a gestão otimizada do efetivo da base de escolta garantiu que as atividades regulares dos servidores envolvidos não fossem prejudicadas.