28/05/24 | Eduardo Maffei Conegundes de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Grupo de Intervenção Rápida - 4 comemora 20 anos de criação

Em solenidade na zona norte, veteranos que atuaram no grupo foram homenageados

Na última sexta-feira, 24, o evento em comemoração ao aniversário de 20 anos do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) – 4 da Capital contou com a presença do Secretário Marcello Streifinger e do comandante da tropa, Saulo Matos. O encontro foi realizado às 10h, na zona norte da capital.

Na ocasião, 12 veteranos do GIR foram homenageados com placas pelos serviços prestados ao longo dos anos. O padre Vinicius de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Desatadora de Nós (Diocese Santo Amaro), também celebrou uma missa no pátio da sede do GIR.

O grupamento, que pertence à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), atua em presídios paulistas e é formado por Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) - homens e mulheres - e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). Os integrantes são capacitados por meio de preparo físico e treinamentos táticos específicos com apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Durante o evento, o comandante Matos anunciou que este será seu último ano à frente do GIR, pois se aposentará no próximo ano. Matos agradeceu a presença do Secretário Streifinger e de todo público que ocupou o pátio do GIR.

Em sua fala, Streifinger, destacou a importância do grupamento nas atuações nos presídios de São Paulo e agradeceu aos agentes pelo serviço oferecido para a população do Estado de São Paulo. Ele, que serviu e comandou o Policiamento de Choque durante 26 anos, destacou que apenas 1,5% das ocorrências envolveram o uso da força pelo GIR. “A simples presença do GIR resolve 98,5% das ocorrências. Atualmente, são 27 mil agentes atuando nos presídios de São Paulo”, disse.

Estiveram presentes o Secretário Executivo da SAP, Marco Antonio Severo, Élber Giovanni Codognatto, que representou o Coordenador das Unidades Prisionais da Capital e Grande São Paulo, Antônio José de Almeida, o Secretário da Justiça (Sejus) de Rondônia, Marcus Castelo Semeraro Rito, a Ouvidoria da Sejus, Renata Ferreira Campos, o Deputado Federal Paulo Bilynskyj, o vereador de São Paulo Isac Félix e a Delegada Raquel Gallinati.

(Com Camilla Haddad – Assessoria de Imprensa da SAP)