04/06/24 | Conselho Penitenciário do Estado de SP e Assessoria de Imprensa da SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Novos integrantes do Conselho Penitenciário do Estado de SP tomam posse em Sessão Solene

Cerimônia foi marcada pelos discursos das autoridades, que ressaltaram necessidade de humanização da pena

No dia 28 de maio, foi realizada uma Sessão Solene de posse dos Conselheiros e Conselheiras do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo e ainda a posse do presidente Leandro Lanzellotti de Moraes e do vice, Breno Montanari Ramos.

Estiveram na mesa de honra com o presidente e vice o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, Patricia Vanzolini, a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Maria Alice Saccani Scardoelli, o coordenador da Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Luiz Antonio Cardoso, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Gilberto Leme Garcia e o presidente e Diretor Executivo da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Mauro Lopes dos Santos.

A cerimônia foi marcada pelos discursos das autoridades, que ressaltaram necessidade de humanização da pena, a interdisciplinaridade da execução penal e a importância da continuidade dos esforços em prol da melhoria do sistema penitenciário. Durante a solenidade, foram enfatizadas as conquistas passadas e delineadas as metas futuras para promover avanços significativos no setor penitenciário.

O presidente eleito, Leandro Lanzellotti de Moraes, destacou em seu discurso que constitui propósito de seu trabalho à frente da presidência, a aproximação do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo com os demais órgãos da execução penal, bem como as instituições afetas à pauta penitenciária, para promoção de diálogos sobre os caminhos da política criminal e penitenciária do Estado de São Paulo e do país. Ele ainda enfatizou o objetivo de recuperar o protagonismo do Conselho Penitenciário, conforme previsto na legislação, bem como a atuação do Conselho nos estabelecimentos penais.

O Secretário Streifinger agradeceu o presidente e o vice pelo trabalho realizado e desejou que eles aproveitem tudo que foi feito ao longo do tempo da melhor forma. Aos conselheiros, Streifinger lembrou que a busca pelas melhores práticas deve continuar. "Sejam felizes e inspirados em trazer ao presidente a o vice as melhores condições possíveis, dentro daquilo que nos for possível", observou.

O evento contou também com a presença de diversas autoridades relacionadas à execução penal, bem como o Secretário Executivo da Administração Penitenciária, Marco Antônio Severo Silva, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá da Silva, a Coordenadora de Saúde das Unidades Prisionais do Estado de São Paulo, Kely Hapuque Cunha Fonseca, o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo, Antonio Jose de Almeida, a delegada representante da Secretaria da Segurança Pública, Dilene Alessandra Cristina Magri Squassoni, a Ouvidora da Secretaria da Administração Penitenciária, Ana Paula Bento da Silva e a vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, Maitê Cazeto Lopes.

Por fim, a cerimonialista Eunice Godinho Rosa Godinho, Superintendente da Diretoria de Atendimento e Promoção Humana da Funap, anunciou o encerramento da solenidade com votos de sucesso para a nova gestão do Conselho.