Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/06/24 | Rodrigo R. Lobo - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP participa da Feira Cultural da Diversidade LGBT+

Secretaria apresentou programas e ações de reintegração e, também, sua nova Resolução, voltada ao atendimento à população LGBTQIA+ privada de liberdade

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) participou novamente da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, realizada no dia 30 de maio no Memorial da América Latina. Em sua 23ª edição, o evento celebrou a diversidade e a cultura, destacando também o empreendedorismo direcionado à comunidade LGBT+.

Com uma programação repleta de shows e palestras, a feira reuniu mais de 200 expositores, incluindo representantes da iniciativa privada, do Poder Público e ONGs, para discutir oportunidades de negócios, inclusão, defesa de direitos e políticas públicas.

A SAP esteve presente no estande do Governo de São Paulo, onde a sua Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) organizou uma exposição fotográfica das atividades do Centro de Políticas Específicas, pertencente ao Grupo de Ações de Reintegração Social, realizadas junto à população LGBT+ em diversas unidades prisionais.

O Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família convidou a população egressa para participar das atividades da Feira e obteve grande adesão. Além disso, o Departamento de Penas e Medidas Alternativas promoveu desfile e performance artística, em parceria com a ONG ABDC de Santo André.

O Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade recebeu palestrantes do Sebrae e da Defensoria Pública para enriquecer as atividades ofertadas no estande.

Os servidores presentes acolheram os visitantes e explicaram alguns serviços da SAP voltados às populações específicas, realizados pela CAEF MD - Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família - Mulher e Diversidade e pela Central de Penas e Medidas Alternativas da Mulher.

Durante o evento, também foi apresentada a Resolução SAP 027/2024, que estabelece parâmetros e procedimentos para o atendimento à população LGBTQIA+ privada de liberdade no Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo, reforçando o combate a qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual e/ou de identidade de gênero.

A participação da SAP na Feira Cultural da Diversidade LGBT+ reitera seu compromisso com a inclusão e com a promoção dos direitos da comunidade LGBT+, destacando a importância de políticas públicas voltadas para a reintegração social e cidadania dessa população.

aasassa
Topo