Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/06/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

1º workshop para diretores de escolas penais é marcado por dinâmica de grupo e fala do Secretário Marcello Streifinger

Iniciativa é da Escola Nacional de Serviços Penais e ocorre na Escola de Administração Penitenciária

A Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), deu início ao I Workshop de Gestão da Rede de Escolas de Serviços Penais. O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 14, em Santana, zona norte da capital. A iniciativa é da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A abertura foi no último dia 10.

O objetivo é investir na formação de diretores e funcionários do sistema de todo do país para melhor capacitação de suas equipes. O Secretário da SAP, Marcello Streifinger, abriu os trabalhos no primeiro dia do workshop e enalteceu o investimento em formação de pessoas. Segundo ele, a educação e a formação trarão desenvolvimento. “Aproveitem essa grande troca de experiência”, observou.

Streifinger ainda comentou sobre regulamentação da Polícia Penal em São Paulo. “Nós estamos transformando dois cargos num só, de policial penal. E mais uma vez, graças a nossa Escola de Administração Penitenciária, que afará a adaptação de cada um ao outro, para que todos possam dizer: esse problema é meu, essa questão toca a mim. Isso é da minha instituição. Esse processo é difícil”, afirmou.

Entre os temas a serem discutidos ao longo da semana estão Direitos Humanos, Planejamento Institucional, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, entre outros. Ainda farão parte da programação atividades de aprimoramento e instrumentalização de novas técnicas de administração. Logo no início da tarde, as palestrantes Vanessa Mary Labigalini e Daniela Nogueira Greeb, do Instituto de Políticas Relacionais, falaram sobre os "Aspectos Socioemocionais na Gestão de Pessoas". Juntas, elas organizaram uma dinâmica em grupo com o público. Nos primeiros momentos da ação interativa, elas dividiram os diretores de escola em grupos e pediram que eles resolvessem um problema em dois minutos. Logo em seguida, as especialistas ouviram dos participantes o que tinham achado do prazo e quais desafios.

Gisele Angélica Silveira Rodrigues, diretora da EAP, falou sobre a importância do encontro nacional para o aprimoramento das atividades cotidianas. “O que experimentarmos essa semana refletirá a abordagem proativa que tem sido a essência de nossa gestão. Nos reunirmos regularmente para compartilhar desafios e compartilhar soluções em conjunto. Reconhecendo que o ato de reunir, compartilhar e ajudar é fundamental para o progresso humano”.

Stephane da Silva Araújo, diretora da Espen, disse que a perspectiva é que, pelo menos uma vez por ano, os profissionais parem as atividades para fazer um momento de imersão. Eu queria que todos os presentes tivessem o entendimento que representam e enchem essa sala com mais de 120 mil servidores. Foram 25 escolas presentes – só duas, por motivo de força maior, não puderam estar aqui”.

O diretor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba, Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva, destacou que o evento impulsionará o progresso coletivo. “Não apenas garantindo a prestação do serviço de qualidade, mas também promovendo o reconhecimento institucional e social da Polícia Penal. É através do reconhecimento que construímos uma identidade sólida e respeitada no contexto da segurança pública e da sociedade como um todo”, disse.

Ainda estiveram abertura do evento o Secretário Executivo da SAP, Marco Antônio Severo Silva e o Chefe de Gabinete da Pasta, Maximiano Cássio Soares.

O encerramento do evento, será na sexta-feira, dia 14, com a participação do diretor da Senappen, André de Albuquerque Garcia.

aasassa
Topo