28/05/13 | Joyce Kassim – Assessoria de Imprensa Funap

1º Encontro de Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as Unidades Prisionais Paulistas

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o interesse em promover o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em especial, no tocante ao projeto: “Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as Unidades Prisionais Paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes”, promoveu o 1º Encontro com profissionais que atuam no sistema de ensino das prisões paulistas.

O evento foi realizado no Auditório Estação Cultura, em Campinas, nos dias 08 e 09/05, e contou com a presença de educadores e gestores que lidam diretamente com a educação nos 156 estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo, profissionais estes oriundos da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

A Funap foi, desde 1979, a instituição responsável pela execução da política paulista de educação nas prisões. Porém, em 2010, com a publicação das “Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais”, a SEE passou a desempenhar o papel de órgão responsável e regulador desta política. A partir de então, paulatinamente, estes órgãos passam a trabalhar em conjunto com o desafio de lidar com, aproximadamente, 14 mil alunos presos/mês.

Este encontro reuniu os monitores de educação básica da Funap, os agentes de segurança penitenciária, supervisores de ensino SEE e gestores de ambas as secretarias que atuam no Programa de Educação nas prisões paulistas.

“A estratégia é produzir conhecimento científico visando o aprofundamento do debate conceitual e metodológico relativo à educação, em espaços prisionais e à formação de diferentes atores sociais, agregando o saber acadêmico com o saber da experiência”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Elenice Cammarosano Onofre.

Os próximos encontros acontecerão em Araraquara, Araçatuba, São Paulo e no campus da UFSCar, em São Carlos.