20/06/24 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Palestras e troca de experiências fecham workshop voltado a diretores de escolas penais

Evento foi realizado durante cinco dias e reuniu funcionários do sistema penal de diversos Estados

De 10 a 14 de junho, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sediou, na zona norte da capital, o 1º Worskshop da Rede de Escolas de Serviços Penais (Respen). Ao todo, 25 gestores de escolas penais tiveram cinco dias para trocarem experiências e assistirem palestras. O objetivo foi atuar na formação de diretores e funcionários para que, posteriormente, eles treinem suas equipes e aprimorem os serviços prestados.

O encerramento do encontro foi às 18h do dia 14, na Escola de Administração Penitenciária (EAP). Na ocasião, marcaram presença o Secretário da SAP, Marcello Streifinger, e o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. Ambos saudaram todos os participantes, que vieram de diversos Estados do Brasil. Ainda esteve presente o Secretário Executivo da SAP, Marco Antônio Severo, e a diretora da EAP, Gisele Angélica Silveira Rodrigues, que acompanhou Garcia em uma visita na EAP para mostrar a estrutura da escola, salas de aulas e as principais disciplinas oferecidas aos alunos.

Streifinger agradeceu o secretário André Garcia por eleger São Paulo como sede do encontro e observou que o processo de ensinar e aprender é a única saída. "Eu agradeço profundamente o trabalho, empenho, preocupação e execução", disse. Garcia reforçou a questão das parcerias estabelecidas. "Estamos aqui reforçando nossa parceria com o Governo de São Paulo, Governo Federal e nossa Senappen na busca de uma melhor qualificação dos serviços para o sistema penitenciário".

Ao longo da semana foram ofertadas palestras com foco em Direitos Humanos, Gestão de Mudanças, Gestão de Pessoas, Comunicação Não Violenta, Planejamento Institucional, entre outros temas.

Interação com o público

Houve, ainda, trabalhos em grupo, jogos e testes com a participação do público. A palestra da psicóloga Silvana Souza de Sá sobre Inteligência Emocional fez com que as pessoas acabassem interagindo. Em dupla, ela distribuiu um jogo que envolvia estados de humor e sensações, como raiva, tristeza e alegria. Logo em seguida, ela aplicou um teste sobre situações cotidianas das pessoas. Ao final, cada pontuação tinha uma breve explicação sobre a personalidade do participante. "Para perceber o outro, você precisa conhecer suas emoções", revelou.

Na oficina sobre Projeto Pedagógico, Fabrício Cardoso de Queiroz, Policial Penal Federal da Escola Nacional de Serviços Penais, explanou sobre o papel da andragogia, ciência que trata do ensino para adultos, para os cursos de formação dos Policiais Penais. Ele destacou, ainda, a importância do desenvolvimento de uma cultura própria na formação e capacitação dos policiais, com uma mesma doutrina, visando garantir a adequada manutenção das normas de segurança penitenciária.

Na palestra sobre Gestão de Mudanças, os servidores ficaram atentos diante da fala do consultor Robson Monteiro Dias, que afirmou que "não existem mudanças que não afetem pessoas. Quando falamos em mudanças, nós falamos em pessoas", explicou. Para Dias, "o Estado é o grande indutor de mudanças e as mudanças podem ser classificadas normalmente em cinco dimensões. São elas: pessoas, processos, tecnologia, estrutura e estratégia.

O mestre em comunicação e semiótica, Pedro Consorte, palestrou sobre Comunicação Interpessoal e enfatizou a importância de deixar uma pessoa falar o que está sentindo ou vivenciando, sem a interromper. Segundo ele, esse gesto faz parte de uma comunicação não violeta e ajuda nas relações diárias - mesmo no ambiente de trabalho. O profissional fez um convite para que os servidores montassem uma roda e apresentassem suas principais aflições e experiências de vida.

Atualmente, 120 mil servidores trabalham no sistema penal brasileiro. Há previsão de outros workshops ocorrerem no próximo ano, ainda sem data definida.