24/06/24 | Vivaine Henriques - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Jornadas da Cidadania promovem reintegração social de reeducandos em presídios paulistas

Um mutirão de ações para promover a reintegração social de privados de liberdade foi registrado no mês de maio durante a realização das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda em unidades prisionais do Oeste paulista.

O evento é uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). Com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), a Jornada foi promovida no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia, Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu, Centro de Ressocialização de Birigui e Penitenciária I de Mirandópolis.

O objetivo foi oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade como também na emissão de certificações, participação em cursos, palestras, entre outros.

CDP de Riolândia

O CDP de Riolândia promoveu a sua 7ª Jornada. Na programação, constou atendimento de plantão jurídico, corte de cabelo, palestras e orientações da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), além de atendimento à saúde.

A solenidade de abertura contou com as presenças do Diretor Técnico do CDP de Riolândia, Walmur Lopes Silva; do Diretor Técnico da Penitenciária de Riolândia, Cleiton Guimarães Nogueira; do representante da Igreja Universal do Reino de Deus, Fabio Azevedo, da coordenadora de Gestão Pedagógica da escola vinculadora, Maria Odete de Paula Lessa Rocha e do representante da Igreja Congregação Cristã do Brasil, Airton Barbosa do Amaral.

As palestras tiveram como tema “Abuso de drogas e suas consequências”; “Higiene pessoal e dos ambientes”; “A importância do autocuidado na prevenção de doenças”; “A importância da família na reintegração”; “Boas práticas para o controle da hipertensão arterial”; “Orientações da CAEF”; “Inteligência Emocional”; “Lapso de Progressão ao regime aberto e exame criminológico”; “Empreendedorismo e novos rumos”; “Empregabilidade”; “Motivacional”; “O papel da pessoa privada de liberdade na progressão”; “Orientações sobre o contexto prisional”; “Reincidência criminal”; “Saúde bucal e reintegração”; “Sebrae”; “CRAS e programas sociais”; além de exibição de filmes culturais e educativos.

CDP I Pacaembu

A Jornada no CDP I de Pacaembu contou com atendimentos de saúde, plantão jurídico e palestras. No dia 15 de maio ocorreu a visita correicional da Juíza de Direito Auxiliar do Departamento Estadual de Execução Criminal (DEECRIM) da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) de Presidente Prudente, Luciana Amstalden Bertoncini, que realizou um diálogo com alguns reclusos quanto às diretrizes da população LGBTQIA+.

Na programação das palestras, os temas abordados foram “Abuso de Drogas e suas Consequências”; “Orientações quanto atendimentos de saúde”; “A importância da Educação - Avaliação Escolar”; “Inteligência Emocional”; “Lapso de Progressão ao Regime Aberto e Exame Criminológico” e “Conscientização quanto à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis”.

Na mesa de autoridades da abertura solene estavam o Diretor Técnico do CDP I de Pacaembu, Rodrigo Antônio Fellissiani; o representante do prefeito de Pacaembu, Evandro Luiz dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Pacaembu, Airton Sica Mendes; o representante da Defensoria Pública por meio do convênio com a Faculdade Integrada, Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, a advogada Karine Lopes Nunes; a diretora da Escola “Professor Joel Aguiar” de Pacaembu, Alessandra Cristina de Almeida Maldonado; o representante da Central de Atenção ao Egresso e Família de Presidente Prudente, Leonardo de Assis; e a representante da Penitenciária de Florida Paulista, Maria Alcione Rodrigues Sanches de Souza.

CR de Birigui

No Centro de Ressocialização de Birigui, várias ações foram estendidas aos internos recolhidos na unidade. Aconteceram atividades de emissão e atualização de Registro Geral, certidões de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física, Regularização de Carteira de Trabalho e Previdência Social. Foram realizados, também, vários tipos de atendimentos, como jurídicos e de saúde.

No ciclo de palestras os temas abordados foram “Alimentação Saudável”; “Ações da Central de Atenção ao Egresso e Família no Fortalecimento de Vínculos para a Reintegração”; “Preparando para a Liberdade”; “Saúde Bucal” e “Educação”.

Na mesa de convidados para a abertura da Jornada, estiveram o Diretor Técnico da unidade Carlos Antonio Pasquini Braiani; o professor Nelson Carlos Arcangelo Junior e a assistente social da Penitenciária de Presidente Prudente, Isaura Paris Cabanilhas Tadioto.

PI de Mirandópolis

Na Penitenciária I “Nestor Canoa” de Mirandópolis, a 7ª Jornada da Cidadania contou atividades voltadas para a área de saúde, assistência jurídica, humanização, valorização do trabalho, cultura e educação, com a participação de uma equipe multidisciplinar em prol do privado de liberdade.

As atividades desenvolvidas impactaram positivamente e de forma direta a vida dos privados de liberdade, ao encontro da proposta desejada pelo Governo do Estado, proporcionando dignidade e base para ressocialização dos reeducandos.

Na programação de palestras, foram abordados os temas como “Higienização e Manipulação de Alimentação”; oficina de qualificação e palestra sobre horticultura e conscientização quanto à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.