26/06/24 | Augusto Biason - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Comediantes levam cultura e descontração para unidades femininas

Projeto “Stand Up para Mulheres” promoveu reintegração social por meio do humor

Humoristas do projeto “Stand Up para Mulheres”, em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) promoveram apresentações de comédia em cinco unidades prisionais femininas e uma unidade de Reintegração Social de São Paulo. A iniciativa, viabilizada pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, teve como objetivo proporcionar momentos de descontração e reflexão por meio do humor, contribuindo para a reintegração social das reeducandas.

O “Stand Up para Mulheres”, apresentado pelas humoristas Paula Simões, Luana Farnezi, Marcela Rebelo e Lilia Lima, buscou levar a comédia para mulheres em locais não convencionais, como as unidades prisionais. As apresentações utilizaram textos autorais que abordaram temas do cotidiano feminino, como relacionamento, trabalho, saúde e família, promovendo a identificação e a reflexão entre as participantes.

As apresentações do projeto foram realizadas entre os meses de março e maio nas penitenciárias femininas da Capital e Sant'Ana, ambas em São Paulo e de Votorantim, além do Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba.

“A arte por meio da música, dança e teatro são instrumentos de promoção social, os quais objetivam refletir interação, cultura, conhecimento e reflexão entre as pessoas privadas de liberdade e egressos, auxiliando no processo de reintegração social. As atividades culturais já são ações que enriquecem as Jornadas (leia mais abaixo), em estrita consonância com o que preceitua a Resolução 391 do CNJ”, destacou o Diretor do GCAE, Diego Ferracini Lacerda.

Impacto

As atividades culturais como a comédia stand up são vistas como ferramentas importantes para a promoção da interação social, cultura e conhecimento entre as reeducandas. Essas atividades já são parte dos eventos das Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda, organizadas pela SAP, contribuindo para o processo de reintegração social das participantes.

O projeto, que nasceu em 2022, já foi realizado com sucesso em Centros de Cidadania da Mulher, Centro de Referência de Assistência Social e Fundação CASA, além de espaços de acolhimento para mulheres vítimas de violência. Em 2023, também houve apresentações nas Jornadas da Cidadania da Penitenciária Feminina da Capital e da Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) Mulher e Diversidade.

Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda

Os detentos têm acesso a uma extensa programação de atividades inclusivas e de serviços, como emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Casamento, Título de Eleitor, entre outros), além de atendimentos jurídicos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia e hepatite, atendimentos odontológico e oftalmológico, corte de cabelo e palestras de saúde.