27/06/24 | Patricia Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

SAP participa de evento regional da Senappen sobre políticas para presas e egressas

O evento possibilitou a elaboração de planos estaduais para o ciclo 2024-2027

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) marcou presença no Encontro Regional de pontos focais promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) - Etapa Sudeste. O evento foi realizado no mês passado em Vitória. A participação da SAP foi representada por Yara Toscano, Diretora do Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Seus Familiares, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e membro do Comitê da Mulher Presa e Egressa do sistema penitenciário paulista.

O objetivo do encontro foi a elaboração dos planos estaduais de políticas para mulheres em privação de liberdade e egressas do sistema prisional para o ciclo 2024-2027. A regionalização dos encontros, iniciativa da Coordenadora Nacional de Atenção às Mulheres e Grupos Vulneráveis da Senappen, Raíssa Araújo, visa permitir a troca de práticas e experiências entre os estados de cada região, considerando suas realidades similares.

O evento começou com a exibição do documentário "Olha pra Elas", produzido no sistema prisional do Rio Grande do Sul, seguido de oficinas e visitas técnicas em unidades prisionais do estado.

Sobre o evento, Yara Toscano comentou: "Este encontro foi fundamental para a troca de boas práticas de reintegração de mulheres, tanto cis quanto trans, privadas de liberdade e egressas dos sistemas prisionais”, disse. “Isso nos ajuda a construir um plano estadual factível e mensurável, ampliando, assim o alcance das ações do Estado”, completou. “No que diz respeito à política para egressas, nossa participação se destacou nacionalmente, já que São Paulo foi o único estado a enviar um ponto focal especificamente dedicado ao atendimento de pessoas egressas”, finalizou.

O próximo passo é apresentar as propostas para ratificação pelo Comitê Estadual e pelo secretário da Pasta.