Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/07/24 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ação social na Penitenciária Feminina I de Tremembé traz cuidados para a saúde da mulher presa

Gesto proporcionou a realização de exames preventivos e consulta com clínico geral

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé recebeu, nos dias 12, 13 e 14 de junho, uma ação solidária em prol da saúde das mulheres privadas de liberdade. Durante os três dias, voluntários, com o auxílio de servidores do presídio, proporcionaram às reeducandas atendimento médico com clínico geral e a realização de exames preventivos (popularmente chamados de Papanicolau).

A iniciativa, realizada por meio de uma parceria entre a PI Feminina e o Grupo Futuro, empresa responsável pela atual gestão dos serviços de saúde no município de Tremembé, proporcionou a coleta de 240 exames preventivos, 19 consultas médicas e orientações sobre os cuidados gerais com a saúde.

O objetivo da ação foi promover a prevenção e o diagnóstico precoce de problemas que podem acometer a população feminina. “Contribuir para a redução da demanda interna da unidade prisional garante que não falte assistência integral às reeducandas. Como entidade do setor, defendemos que o acesso à saúde pública deve ser irrestrito e direcionado para todos, incluindo as pessoas reclusas da sociedade”, explica Lucas França Carlos, Diretor do Grupo Futuro.

A direção da penitenciária conta que a empresa parceira já desenvolve diversos trabalhos sociais, e que essa foi a primeira ação voltada para a população carcerária. A atividade colabora para tornar ainda mais amplo o atendimento à saúde das mulheres presas. “Através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário é possível a oferta anual de exames de mamografia, por meio da chamada carreta da mamografia. Porém, em relação ao câncer de colo de útero, os exames são realizados por agendamento. A parceria possibilitou também a atenção para esse tipo de câncer”, explica Ludimila Martins Pombo Albanese, Diretora do estabelecimento penal.

A equipe de voluntários em breve retorna ao presídio para fazer a entrega dos resultados dos exames das reeducandas. Também há um planejamento de uma iniciativa pontual durante o evento da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, que acontece em agosto deste ano.

aasassa
Topo