24/10/13 | Joyce Kassim - Funap

São Paulo recebe o 4º Encontro de Educadores e Gestores Educacionais para as Unidades Prisionais do Estado

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Em continuidade ao projeto “Formação de Educadores e Gestores Educacionais para as Unidades Prisionais Paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes”, a Universidade de São Carlos (UFSCar), em parceria com a SAP, por meio da FUNAP e EAP, além da própria Secretaria de Educação, promoveu o 4º Encontro com profissionais que atuam no Sistema de Ensino nas prisões paulistas.

Este projeto tem por objetivo aprimorar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Educação nas Prisões. Este novo encontro aconteceu no auditório da Escola da Administração Penitenciária, na capital paulista, nos dias 16 e 17/10. Os três primeiros encontros aconteceram, respectivamente, em Campinas, Araraquara e São José do Rio Preto.

Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; representando a Secretaria da Educação, Andrea dos Santos Oliveira; a diretora executiva da FUNAP, Lúcia Casali e a Profª Jarina Rodrigues Fernandes, da UFSCar.

O Secretário enalteceu a importância de parcerias cujo propósito é contribuir com o Sistema Prisional, como a firmada com a SEE e a própria Universidade de São Carlos, aproveitando todo o know-how da FUNAP, responsável pela Educação formal por muitos anos nas prisões do Estado. “Tivemos que abrir mão das tradições para novas ações, afinal, a população prisional não cresceu somando, mas multiplicando”, ressaltou.

Já a diretora executiva da FUNAP focou na importância da certificação dos presos que recebem esta Educação. “O fato de esta Fundação ter exercido a Educação Formal no Sistema Prisional Paulista é ímpar. Esta parceria com a SEE garante, além do curso, a certificação. Este é o maior benefício para o preso”, afirmou Lúcia Casali. Além disso, acrescentou, “o Programa de Educação para o Trabalho (PET) veio para complementar esta Educação Formal, com uma formação social mais abrangente”.

O evento contou com a participação de monitores de educação básica da FUNAP, agentes de segurança penitenciária, supervisores de ensino da SEE e gestores de ambas as Pastas que atuam neste Programa de Educação nas Prisões paulistas.

O último encontro será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, na própria Universidade, no campus de São Carlos.