27/11/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP inaugura CDP “ASP Valdecir Fabiano” de Riolândia

São mais 768 vagas para presos provisórios da região

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Inauguração do CDP de Riolândia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário Lourival Gomes, entre outras autoridades

A Secretaria da Administração Penitenciária inaugurou na última sexta-feira, 22/11, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Valdecir Fabiano” de Riolândia. A unidade é a 14ª do Plano de Expansão de Unidades Prisionais e a primeira a ser construída com o conceito de sustentabilidade. Durante a cerimônia, foi assinado contrato com a Sabesp para adesão da unidade ao Programa de Uso Racional da Água (Pura), gerando descontos que podem chegar a 25% da conta.

A cerimônia, que teve a presença do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi marcada também pela emoção. Estiveram presentes, entre as diversas autoridades, os familiares do agente de segurança penitenciária que dá nome ao CDP e que faleceu em acidente na estrada, quando voltava de visita técnica à unidade.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, homenageou o funcionário em sua fala. Lembrando-se da habilidade do agente, apelidado por isso de “MacGyver”, Gomes agradeceu à família por ter “emprestado, por treze anos, Valdecir Fabiano ao sistema penitenciário”, ressaltou o secretário, completando que “agora todos nós emprestamos Fabiano ao céu”.

Também falaram no palco os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, além do prefeito de Riolândia, Sávio Nogueira Franco Neto. Encerrando os pronunciamentos, o governador Geraldo Alckmin teceu diversos elogios à atuação da Secretaria da Administração Penitenciária, que vem se esmerando na ampliação do sistema. “Vamos tirar presos de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Rio Preto. São 300 empregos diretos e indiretos", ressaltou o governador.

Centro de Detenção Provisória “ASP Valdecir Fabiano” de Riolândia

O empreendimento possui área construída total de 11.411,57 m² e capacidade para abrigar 768 detentos em regime fechado, destinado a atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública da população.

O terreno destinado à implantação da unidade prisional localiza-se em área rural, no km 02 da Estrada Municipal de Riolândia-Cardoso – Riolândia/SP – acesso pela Rodovia Waldemar Lopes Ferraz, no município de Riolândia.

O custo do empreendimento é de R$37.092.428,67 e a empresa contratada para construção da nova unidade foi CIMA Engenharia e Empreendimentos Ltda.

O CDP foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estão em funcionamento. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão, saúde, lavanderia e padaria. A nova unidade conta com toda infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. O CDP tem ainda válvulas de descarga econômicas (com dois níveis diferentes de consumo) e sistema que elimina "golpes" no encanamento, causados pela pressão da água, evitando vazamentos.