02/12/13 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Um espetáculo de organização, disciplina e segurança

Evento no Ginásio do Ibirapuera marcou o início de nova fase nas escoltas de presos no estado

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Geraldo Alckmin, Lourival Gomes e Fernando Grella participaram da formatura dos AEVPs

Os mil Agentes de Escola e Vigilância Penitenciária (AEVPs) que prestaram juramento durante a certificação ocorrida no Ginásio do Ibirapuera, na última quinta-feira, 28/11, tomaram parte em um momento histórico: pela primeira vez, AEVPs farão escoltas de presos no estado de São Paulo. A princípio atuando nas unidades prisionais da capital e região metropolitana, gradativamente a classe passará a fazer escoltas em todo o estado, liberando o efetivo policial para o trabalho nas ruas.

Criada em 2001, a classe de AEVPs foi inicialmente treinada para substituir os policiais militares que faziam a segurança nas muralhas dos presídios paulistas. No que tiveram grande êxito, como salientou o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, em seu pronunciamento durante a cerimônia de certificação, lembrando que graças aos agentes de escolta e vigilância penitenciária as fugas foram reduzidas a praticamente zero.

Lourival Gomes também justificou ao governador Geraldo Alckmin a escolha pelas unidades prisionais de São Paulo e região metropolitana da capital para dar início a essa nova etapa de trabalho dos AEVPs. Segundo Gomes, o critério foi técnico, já que 43,3 % dos mais de 300 presos que a SAP recebe por dia são incluídos na região metropolitana da capital, sendo que a grande maioria deles é constituída por presos provisórios.

O secretário aproveitou para agradecer o apoio da Secretaria de Segurança Pública: “aqui está a Sede da Escola de Administração Penitenciária e também estão as sedes das escolas da Polícia Militar e da Polícia Civil. Portanto, escolhemos São Paulo, porque sabíamos que tínhamos a possibilidade, como sempre tivemos, de contar com o apoio da Secretaria da Segurança Pública para formar os novos funcionários”.

Conforme previsto no cronograma inicial, de 2011, serão necessários para realizar escoltas em todo o estado 4.360 AEVPs. Ou seja, além dos mil certificados no evento, serão contratados mais 3.360 para exercer essa função. Um novo concurso já está em andamento.

A previsão é que a próxima região do estado em que o AEVPs farão as escoltas de presos será a Central, com bases em Campinas, Sorocaba e Piracicaba. Em seguida, serão contempladas as coordenadorias das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, da Região Noroeste e, por último, a da Região Oeste do Estado.

Além do secretário da SAP, compuseram a tribuna de honra do evento a diretora da Escola de Administração Penitenciária Leda Maria Gonzaga, o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella e o governador Geraldo Alckmin. Além de Lourival Gomes, Fernando Grella e Geraldo Alckmin, fizeram pronunciamentos; o capitão PM Carlos Eduardo de Jesus Gomes da Silva, um dos paraninfos da turma ( o outro foi o AEVP Clodomir dos Prazeres) e os agentes Guilherme Moraes Edargo de Campos e José Marcos da Silva, respectivamente orador e juramentista.

Receberam simbolicamente os certificados em nome dos formados os AEVPs Cleberson Ferreira de Siqueira, Felipe Arthur Bugni e Wesley Luis de Souza por terem obtido as três melhores notas da turma.