14/04/16 | Rodrigo Simonelli – Interlocutor CRN

Entrega de Mudas de Moringa Oleífera na sede da CRN

Suas folhas verdes contêm sete vezes mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que o leite de vaca e são consideradas uma arma no combate à fome

Já ouviu falar de uma planta chamada Moringa Oleífera? Originária da Ásia e da África, a árvore de até 12 metros de altura, tem muitos galhos carregados de pequenas folhas verdes. Considerada um milagre da natureza, por botânicos e biólogos, a folha de moringa é um alimento com alto valor nutritivo e com uma excelente composição de proteínas, vitaminas e sais minerais. A moringa é uma daquelas árvores que todos deveriam ter no quintal de casa.

Foi pensando nisso que o Coordenador de unidades prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, idealizou a entrega de mudas a todos os funcionários da sede regional noroeste, visando a qualidade de vida dos mesmos e a reflexão sobre as consequências da intervenção danosa do homem na natureza.

“Fiquei impressionado com as qualidades que a moringa tem. Ela é um alimento limpo e muito rico em nutrientes, coisas que são importantes quando pensamos em saúde, sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, disse Souza.

Pesquisadores concluíram que comparada, grama por grama, com outros produtos, a moringa possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, duas vezes a proteína do iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. Atualmente existem vários estudos das diversas formas na qual a moringa é utilizada, como tratamentos de doenças epidérmicas, fortalecimento do sistema imunológico, combate ao envelhecimento precoce, fortalecimento da memória, entre outros.

Além de todas essas características, a moringa oferece ainda mais um presente, principalmente às comunidades rurais. Devido a uma composição particular dos óleos e das proteínas contidas nas sementes, quando trituradas e misturadas a uma água turva e não potável, uma reação extraordinária é produzida: a água fica limpa. As mudas foram distribuídas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidas) para também lembrar os servidores sobre o dia mundial da água (22 de março) e a importância de cuidar do meio ambiente.

Ao adicionar o pó das sementes de moringa em água “suja” ele tem a propriedade de atrair argila, sedimentos e bactérias, que acabam indo para o fundo do “recipiente” e deixando a água clara e potável (pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram, em testes de laboratório, que as sementes da moringa conseguem remover 99% da turbidez da água).

Com todas essas qualidades, não é difícil considerar a moringa como uma das plantas mais grandiosas do planeta. Por isso, várias ONGs que combatem a pobreza e a fome no mundo a chamam de “super planta”.