Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/07/16 | Renato Venturini – Interlocutor CRC

Penitenciária I de Itirapina realiza Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Ação oferece atendimentos de saúde, serviços de beleza, atividades culturais, palestras informativas e emissão de documentos pessoais

A Secretaria da Administração Penitenciária do estado de São Paulo (SAP) promove, nas unidades prisionais, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade, com atividades destinadas à reinserção social dos reeducandos, para que, quando em liberdade, retomem o pleno convívio familiar e tenham uma vida em comunidade mais digna. Em 22 de junho, a Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” de Itirapina recebeu pela primeira vez o projeto e concretizou 2.035 atendimentos.

Nessa 1ª edição, foram emitidos ou regularizados 212 registros gerais (RGs); 73 carteiras de trabalho e previdência social (CTPSs); 80 certidões de casamento, nascimento e óbito; 129 análises processuais; 71 atendimentos de beleza: cortes de cabelo e manicure; 893 atendimentos de saúde: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de frequência cardíaca e saturação de oxigênio, medição do índice de massa corpórea (IMC), testes rápidos de sífilis e HIV, distribuição de preservativos e orientação de saúde; 134 avaliações bucais realizadas por dentista; e 231 participações em palestras e oficinas, com os temas: ações desenvolvidas e oferecidas pela Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef) da Coordenadoria Reintegração Social e Cidadania (CRSC), prevenção à sífilis e empreendedorismo.

Em apoio à direção da Penitenciária, a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) atuou no plantão de atendimento jurídico e apresentou duas exposições orais: uma sobre o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e outra, intitulada “Café com Cinema”, que, depois da exibição de um filme, estimulou o debate sobre a temática assistida.

Os resultados da Jornada de Cidadania e Empregabilidade devem-se a parceiros, que já atendem a esse público via ofício, e se prontificam a participar das ações oferecidas no dia do evento. Nessa ocasião, estiveram presentes representantes do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD); Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania; Escola de cabeleireiros ArtHair de Piracicaba; Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert); Secretaria da Saúde do município; Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da CRC; Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e Funap.

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade além de ser evento para a promoção de atividades de reinserção social aos reeducandos, funciona, também, como injeção de capacitação profissional e projeção de futuro melhor, já que os sentenciados saem preparados e confiantes para enfrentar o mercado de trabalho.

aasassa
Topo