27/07/16 | Assessoria de Imprensa - SAP

SAP inaugura Penitenciária Masculina em Piracicaba

Unidade terá capacidade para 847 detentos em regime fechado

Nesta terça, 26, foi inaugurada a Penitenciária de Piracicaba. Com mais de 11 mil m² de área construída, a unidade possui capacidade para abrigar 847 detentos em regime fechado e é destinada a atender a demanda de vagas prisionais para presos já condenados. O investimento do Governo do Estado no empreendimento foi de R$ 39,5 milhões.

"Estamos dando mais um passo, mais uma unidade prisional para 847 presos. Essa unidade é a de número 165 e temos outras 18 em obras", disse o governador Geraldo Alckmin na entrega do empreendimento. "Vai diminuir a superlotação das penitenciarias da região", completou.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, destacou a inauguração da Penitenciária como parte do Plano de Expansão de Unidades Prisionais, sendo importante para que os presos já condenados tenham uma unidade adequada para cumprimento de pena. A unidade receberá presos dos centros de detenção provisória (CDPs) de Piracicaba, Americana, Campinas e também presos de bom comportamento das penitenciárias de Casa Branca, Capela do Alto, Guareí, Hortolândia, Iperó e Itapetininga, que possuam família na região.

O novo modelo foi construído com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. A nova unidade conta, ainda, com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão e saúde.

O setor interno é constituído por edifícios de inclusão, triagem e saúde; serviços, com circulação central, galeria e cozinha industrial; educação, com salas de aula. Em seguida, interligados pela galeria ficam os oito raios – cada um com pátio de sol exclusivo, além dos edifícios de serviços para trabalho. Na muralha de segurança localizam-se as torres de vigilância, sendo uma em cada canto e as guaritas intermediárias.

O setor externo abriga a espera de visitantes, portaria-mirim, estacionamentos, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e o abrigo de gás. A penitenciária conta com estação de tratamento de esgoto compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável.

Sistema de segurança

Alarme de incêndio, Alarme de fuga, Sistema de controle de acesso (2 detectores de metais tipo portal, microprocessador), Aparelhos de Raio-X de maior e menor porte e Infraestrutura de CFTV

Autoridades presentes à cerimônia

Além das já mencionadas, estavam também presentes: Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba; Aluisio Antonio Maciel Neto e Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, respectivamente promotor de Justiça, corregedor dos presídios e secretário criminal do Ministério Público em Piracicaba e promotor de Justiça e corregedor dos presídios em Piracicaba; José Carneiro de Campos Rolim Neto, delegado seccional de Campinas; Florisvaldo Emilio das Neves, delegado chefe da Polícia Federal de Piracicaba; coronel Erico Hammerschmidt Junior, comandante do Comando de Policiamento do Interior Nove (CPI – 9);Miguel Calderaro Giacomini, presidente da CPOS; Luiz Carlos Catirse, secretário adjunto da Secretaria da Administração Penitenciária; Amador Donzieti Valero, chefe de gabinete da Secretaria da Administração Penitenciária; Jean Ulisses Campos Carlucci, coordenador das Unidades Prisionais da Região Central do Estado; Solange Aparecida Pongelupi, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário; Mauro Rogério Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania; Elcio José Bonsaglia, diretor da Penitenciária de Piracicaba.