03/11/16 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Penitenciária II de São Vicente realiza a 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Em evento especial para os presos da unidade, quase 900 atendimentos foram prestados nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário

As ações da Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que acontecem em unidades prisionais de todo o Estado de São Paulo, chegaram à Baixada Santista. A Penitenciária II de São Vicente, no Litoral Sul, sediou o evento pela primeira vez no dia 15 de setembro. A ocasião foi uma oportunidade para os presos serem protagonistas de uma série de serviços embasados no tripé cidadania-judiciário-saúde, cujo objetivo é fortalecer os trabalhos de ressocialização já existentes na unidade.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), sob a orientação da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e desenvolvida com o apoio do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali).

No dia, foram emitidos 289 novos documentos civis, como CPFs, RGs e Carteiras de Trabalho. Os atendimentos jurídicos e de saúde totalizaram 102 assistências individuais aos presos. Já as palestras e oficinas temáticas somaram 280 participações.

A formatura de 18 presos pelo Programa Via Rápida foi o destaque da manhã, quando foram entregues certificados de pintor e encanador hidráulico. Alguns familiares estiveram presentes para prestigiar a cerimônia, entre eles estava a esposa do detento Washington, de 27 anos.

“Não esperava isso. A transformação dele [marido preso] está me surpreendendo. Isso só me dá forças para visitá-lo todo final de semana e apoiá-lo neste momento da vida dele”, disse ela.

Recluso há um ano e dois meses, Washington já tem planos para quando ganhar a liberdade. “A verdadeira transformação está na mudança de hábitos. Pretendo usar as técnicas de pintura para montar uma firma e assim sustentar e cuidar da minha família”, falou enquanto abraçava o filho de 5 anos.

Também houve a formatura de sete detentos pelo Ensino Fundamental, prova dos esforços da penitenciária no investimento da educação formal.

“Esta foi a primeira de muitas outras ações que entendemos como necessárias para que possamos cumprir nossa missão enquanto gestores desta unidade prisional. Digo nós, pois os resultados aqui atingidos são fruto do trabalho de uma equipe”, resume o diretor da Penitenciária, Nilton Ribeiro Rumão. “A emissão de documentos – um dos pilares da Jornada – é, certamente, um ponto primordial no resgate e na reinserção do indivíduo como cidadão”, completa.

Parcerias

Para a realização da 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, foram feitas parcerias entre a SAP e esferas municipal, estadual e nacional. Foram elas: a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Receita Federal, Programa de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Prefeitura de São Vicente, Central de Atendimento ao Egresso (CAE) e Narcóticos Anônimos (NA).

Números da Jornada da PII de São Vicente

Cadastros de Pessoa Física (emitidos/regularizados) – 103