Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Penitenciária II de Tremembé recebe doação de livros da Unitau

Material foi arrecadado pelos próprios estudantes em ação de volta às aulas; foram entregues quase 80 livros paradidáticos

A Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado”, a PII de Tremembé, recebeu doação de cerca de 80 livros literários no dia 21 de março. O material foi entregue por uma comitiva da Universidade de Taubaté (Unitau) composta por oito representantes da instituição.

A doação foi arrecadada pelos próprios estudantes durante evento de volta às aulas, em fevereiro deste ano. Entre os títulos doados estão obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Roberto da Matta e Victor Hugo.

Atualmente existe a negociação de três parcerias entre a penitenciária e a universidade: o projeto de remição de pena pela leitura e a certificação de dois cursos de extensão.

Durante visita à penitenciária, o reitor da Unitau, José Rui Camargo e o pró-reitor de extensão, Mario Celso Peloggia, conheceram a biblioteca e o espaço em que acontecem oficinas de artesanato e música. “Fiquei bastante surpreendido em ver todas as atividades lúdicas desenvolvidas aqui. Acredito que esta é uma excelente oportunidade da universidade também contribuir na reinserção social de indivíduos hoje reclusos”, disse José Rui Camargo.

Cultura no dia a dia

Com 450 reeducandos, a biblioteca da unidade prisional é movimentada e conta com uma média de 500 empréstimos de livros por mês.

Projetos culturais são o forte da unidade, que possui ainda sessões de cinema comentado e encontros literários periódicos. Para o diretor geral da P 2 de Tremembé, Antônio Donizeti Cardoso, essa aproximação com a Universidade de Taubaté é uma ótima chance para validar o apoio a ações educacionais que já fazem parte da rotina do presídio. “Os trabalhos de ressocialização da unidade são uma realidade”, resume.

aasassa
Topo