SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Base de Escolta de Santana abre suas portas para a festa do Dia das Crianças

Momentos de descontração fortalecem os laços entre pais e filhos na Base dos AEVPs da Coremetro

06/11/2024
Foto ilustrativa

Alegria e descontração na festa das criança feita na base dos AEVPs

Ver mais fotos >

Sonia Pestana – Coremetro

Pelo segundo ano consecutivo, a Base de Santana dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) foi palco de uma ação especial no Dia da Criança de 2024. A iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Segundo o diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária da Base, Hamilton Araújo da Fonseca, a iniciativa teve o objetivo de abrir as portas para os pequenos e proporcionar momentos descontraídos de interação entre pais e filhos. De acordo com ele, todo o efetivo dos AEVPs colaborou com a organização do evento.

Organização do encontro

A partir das 8h do dia 12 de outubro, a banda musical do Exército Brasileiro recepcionou os convidados juntamente com o grupo Palhaçaria do Amor, composto pelos “doutores” Cocóta, Borboleta e Simpatia. Duas barracas também foram montadas pelo Exército para melhor receber o público convidado.

Com base nos cálculos dos organizadores, a festa contou com um total de 577 visitantes, sendo que 250 eram crianças. Todos foram unânimes em elogiar o evento, principalmente os pequeninos pelas manifestações de alegria.

Para que o encontro fosse bem-sucedido foram necessários dias para o planejamento e tantos outros para a execução. Por meio de doações voluntárias foram arrecadados mais de 600 brinquedos, sem contar os doces, salgados, sorvetes e lanches servidos em abundância. Para completar a ação não faltaram brinquedos infantis, como escorregador, castelinho e pula-pula, todos locados com recursos doados pelos servidores.

Dentro da programação, os organizadores também contaram com a presença de um veículo especial do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4), além de passeios em viaturas de escolta em circuito demarcado dentro da Base. Para as mães, foi programada uma palestra com a psicóloga e também servidora da SAP, Marli Ferreira, do Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan com o tema “Usando a inteligência emocional como auxiliadora”.

A festa ainda contou com oficina de pronto-socorrismo ministrada pelo servidor Marcelo Nunes, do Centro de Detenção Provisória de Santo André. Ele abordou o tema “Como agir em casos de engasgo de crianças e adultos".

A comemoração do Dia da Criança também contou com ações de empatia. Parte dos 600 brinquedos arrecadados foram doados a um orfanato do bairro de Santana, que conta com 14 crianças. Ainda, outro tanto seguiu para menores carentes no município de Francisco Morato, em apoio a projeto social de entidade religiosa local.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}