Vivaine Henriques - Croeste
A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, localizada na região Oeste do Estado, promoveu entre as reeducandas uma atividade em alusão do Dia da Consciência Negra. O evento ocorreu durante a 7ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município de Adamantina, responsável pela Casa Afro. Rosemeire dos Santos da Cunha Bagolin, coordenadora do espaço cultural, palestrou com o tema "Herança e Resistência".
A ação, que também envolveu a produção de desenhos e frases pelas detentas do regime semiaberto, foi voltada para a reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira. As obras foram expostas no Anfiteatro Fernando Paloni de Adamantina de 15 a 20 de novembro, fazendo parte das comemorações da Semana da Consciência Negra. As reeducandas assistiram, ainda, a um documentário que abordou a realidade das mulheres e crianças pretas e pardas.
A participação do material produzido pelas mulheres privadas de liberdade na exposição ocorreu com a autorização da Juíza Corregedora da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) do Departamento Estadual de Execuções Criminais (DEECRIM) de Presidente Prudente, reforçando o caráter institucional e de cidadania do evento, que buscou promover a reflexão sobre as raízes históricas e as lutas atuais da população negra no Brasil.
“Esta ação, além de ser um tributo à resistência e à herança cultural negra, também é um passo importante na luta por igualdade e pelo reconhecimento da contribuição dos negros para a sociedade brasileira”, avalia a Diretora Técnica III da unidade, Adriana Alkmin Pereira Domingues.
De acordo com o Painel do Sistema de Informações da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Sisdepen 2023), 67,78% da população carcerária no Brasil se identifica como preta ou parda. Esse dado se reflete também no sistema prisional feminino: na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, por exemplo, 64,48% das mulheres privadas de liberdade se identificam como pretas ou pardas.
Reeducandas produziram desenhos e frases durante o evento