Cilene Fernanda Sant’Ana - Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes realizou uma ação em referência à Campanha Maio Amarelo – Mês de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito.
Em parceria com a Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa (CECP), servidores da unidade participaram de uma palestra sobre Técnicas de Condução Operacional (TCO), oferecida pelo policial penal Celso Leandro dos Santos. A atividade ocorreu no auditório do CDP e contou com ampla participação dos servidores.
Os temas abordados incluíram técnicas de segurança no trânsito, práticas de condução segura, antecipação de riscos, conceitos sobre ultrapassagens seguras e prevenção de acidentes. Com uma abordagem dinâmica, o palestrante falou sobre os contratempos nas vias públicas e destacou como a utilização dos conceitos básicos da disciplina, como fatores humanos, potencializa uma melhor dirigibilidade. Para ilustrar o tema, foram utilizados materiais impressos e audiovisuais, e os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências.
Na parte final da palestra, foram apresentados diversos tipos de acidentes e técnicas para evitá-los, tanto na condução de veículos oficiais quanto em veículos particulares, ampliando o debate para além do ambiente profissional.
Segundo a equipe da CIPA, os participantes demonstraram reconhecimento pela contribuição que a palestra trouxe sobre o tema. Para o convidado falar sobre segurança no trânsito e ter a receptividade e atenção é fortalecer a ideia de que essas ações devem ser cada vez mais frequentes nas unidades prisionais. “Ocorreu uma contribuição massiva dos participantes que eram bastante experientes, cada um foi essencial para o enriquecimento das discussões e para o aprendizado coletivo, transmitindo suas experiências as quais proporcionaram reflexões valiosas. O compromisso fundamental da disciplina é a valorização da vida, para tanto, a abordagem na mudança de comportamento por meio da conscientização é o ponto fundamental”, afirmou Santos.