Sonia Pestana – Coremetro
Com o objetivo de revelar novos talentos, a Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) promoveu o 1º Concurso Literário “Verso e Prosa”. A ação ocorreu de agosto a outubro, culminando com a premiação. A penitenciária faz parte dos estabelecimentos penais geridos pela Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), pertencente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
A ação foi idealizada pela diretoria de Trabalho e Educação da unidade e contou com o apoio do Núcleo de Educação, das monitoras da sala de leitura, dos professores da Escola Vinculadora “Antônio Lisboa”, além de empresários que mantêm oficinas na PFS. A iniciativa registrou a participação de 171 candidatas.
Para o diretor geral, Osvaldo Martins Bueno, os trabalhos apresentados vieram carregados dos sentimentos mais profundos que expressam histórias de vida. Segundo Bueno, o desejo da direção ao instituir o concurso “Verso e Prosa” foi criar um momento de vida em que as custodiadas manifestassem suas memórias, sonhos, desejos e expectativas para o futuro.
T.M.L conquistou o 1º lugar com o poema “Viver”. Parte de seu texto destaca as muitas lições apreendidas ao longo da vida. K.I.S, que ficou com o 2º lugar, declarou estar feliz com o resultado, sobretudo com a mudança de rumo em sua vida. Por fim, na 3ª colocação está G.J.S.B. com o tema Renascimento, a reclusa expressou em sua poesia o desejo de mudar sua história.
Concurso Verso e Prosa da PFS contou com 171 participantes
Evento de poesia movimentou a Penitenciária Sant'Ana