JC Bigaran - Ascom CEPRNOROESTE
O Dia Mundial da Atividade Física é comemorado em 6 de abril. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002 para incentivar a prática de atividade física e combater o sedentarismo. A Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste do Estado de São Paulo realizou atividade para os servidores em alusão à data.
Realizado no dia 08/04, o evento contou com uma roda de bate-papo, seguida de exercícios de alongamento ministrados de forma voluntária e por iniciativa do policial penal Fernando Teles Barreto, que é Bacharel em Educação Física.
A ideia teve apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) e do Serviço Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Agente Público da Coordenadoria Noroeste e contou com a presença de 25 servidores.
O objetivo da data proposta pela OMS é promover a prática de atividade física, mostrar os benefícios do exercício físico, combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas em locais públicos.
Os benefícios são inúmeros: prevenir doenças, reduzir a tensão arterial, melhorar a circulação sanguínea, controlar o peso corporal, fortalecer os ossos e músculos, melhorar a autoestima, aliviar o stress, melhorar a qualidade do sono, etc.
As pessoas que conseguiram romper esse “círculo vicioso do sedentarismo” relatam essa situação em comum: o difícil é dar o primeiro passo, mas à medida que você se permite iniciar, o bem-estar sentido - muitas vezes nos primeiros dias, faz com que a pessoa não consiga mais ficar sem fazer a atividade física.
Não é preciso se tornar um atleta (embora isso também seja possível) para obter uma melhora da qualidade de vida. Atividades como caminhar, andar de bicicleta, dançar, nadar, pular cordas, dentre tantas outras, são importantes para a saúde cardiovascular e ajudam a queimar calorias.
Segundo Barreto, que idealizou a atividade, o que o motivou foi constatar que “uma boa parte dos nossos amigos servidores não tem esse contato com atividade física e o fator principal é a falta de tempo. Achei que seria muito importante marcar essa data em nosso calendário, para quem sabe implementar outras, tornando a atividade física um canal de incentivo e motivação, pois nosso corpo é uma máquina e a atividade física é o combustível para uma vida mais saudável e para o bem-estar físico e mental”.
Ao final da atividade, a Cipa serviu aos participantes uma cesta com vários tipos de frutas.