30/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Integrante do GIR é campeão mundial de Jiu-Jitsu

O Agente Marco Dib utiliza técnicas de imobilização em ações do Grupo de Intervenção Rápida

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Atleta recebe o apoio dos colegas de corporação

O Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e integrante do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) Marco Antonio Dib é um colecionador de títulos em campeonatos de artes marciais. Entre os vários conquistados, foi recentemente bi-campeão mundial de Jiu-Jitsu (JJ) Esportivo (2010/2011), competição disputada em julho deste ano no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O lutador de 36 anos é instrutor de defesa pessoal, tonfas e algemas, técnicas de imobilização e táticas de intervenção. Também dá aulas de Jiu-Jitsu e MMA ( Artes Marcias Mistas) para os operacionais do grupo, funcionários da SAP, alunos da Escola de Administração Penitenciária (EAP), policiais civis, militares e para as forças armadas – parceria do GIR da capital com as forças federais.

O GIR é um grupo que atua com técnicas não letais e na corporação há uma equipe especializada em imobilização tática. É nela que o atleta coloca em prática seu conhecimento em artes marciais. “Somente essa equipe age durante as operações em que há necessidade de imobilização”, adverte Dib. “Ao contrário do que parece, são profissionais altamente qualificados e treinados para efetuar imobilizações sem, no entanto, ferir ou agredir a pessoa que eventualmente apresente resistência durante a intervenção do grupo. Essa técnica é primordial nas ações dentro das nas unidades prisionais, pois evita que haja confrontos e possibilita que os agentes possam restabelecer a ordem e a disciplina de forma mais rápida, segura e eficiente”, garante.

Uma conquista atrás da outra

Dib foi campeão mundial No-Gi (Jiu-Jitsu sem kimono) no estado da Califórnia (EUA), em novembro de 2010, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e campeão mundial de Jiu-Jitsu (com kimono) em São Paulo, em julho do mesmo ano, pela Confederação Brasileira de JJ Esportivo(CBJJE). Pouco antes da viagem ao exterior foi bi-campeão brasileiro No-Gi 2009/2010 (CBJJ) dentro do Tijuca Tenis Clube no Rio de Janeiro e campeão do circuito paulista 2010 na categoria pesadissímo.

O atleta começou o ano de 2011, com o mesmo desempenho de 2010: foi campeão da seletiva brasileira do Abu Dhabi Combat Club (ADCC), em Gramado no Rio Grande do Sul (RS), na categoria faixa marron/preta, conquistando a vaga para o torneio na cidade Abu Dhabi nos Emirados Arabes Unidos (EAU) – Oriente Médio.

Apesar da classificação, ele não participou da disputa, pois demandaria um longo período fora do país. “Eu considero, juntamente com os mundiais, minha maior conquista esportiva pelo alto nível dos competidores, pois o torneio do ADCC (Abu Dhabi Combat Club) tem seletivas em todo o mundo, onde somente os campeões e medalhistas têm como competir”, explica. “A dificuldade em conseguir patrocínio também foi determinante para minha desistência”, lamenta.

GIR na família e no coração

Onde quer que vá competir, o nome do Grupo de Intervenção sempre esta com ele, pois em seu kimono, camiseta ou short, o símbolo do GIR está à mostra. “Tenho muito orgulho do que faço e não esqueço de onde sou, pois tenho o apoio de todos os componentes da corporação – comandos e operacionais –, da Coordenadoria Regional e o reconhecimento da Secretaria, por isso faço questão de levar o nome do grupo onde estiver”, orgulha-se.

Dib fala que sua maior inspiração vem da própria mãe, Orlinda Dib que também é ASP e, assim como ele, trabalha no GIR. “Minha mãe é a maior lutadora que eu conheço e quero ser igual a ela, na vida e no esporte”, emociona-se.

Com a ampliação da academia instalada na base do GIR da capital, o atleta prepara um projeto para dar aulas de defesa pessoal para as agentes de segurança feminas e também aos filhos de funcionários da Secretaria. “A ideia é que todos possam, além de saber se defender, ter uma melhor qualidade de vida”, defende.

Além de ter conquistado o bi-campeonato mundial de JJ, em julho deste ano, ele ainda tem nos planos para 2011: tornar-se tri-campeão brasileiro No-Gi, no Rio de Janeiro e lutar na mesma categoria no Panamericano, que será realizado em Nova York em outubro, além de competir em Long Beach, Califórnia – ambas nos EUA – em novembro. Para isso conta com o apoio da SAP, de seu amigo e treinador, professor Claudio Godoy, da Coordenadoria Regional de São Paulo e Grande São Paulo (CCAP) e do comando do GIR.

Veja mais: http://www.youtube.com/watch?v=3t5Jx5TKWq0

Ficha técnica:

Nome: Marco Antonio Dib
Idade: 36 anos
Agente de Segurança Penitenciária (ASP)
Tempo de serviço: 16 anos

Integrante do Grupo de Intervenção Rápida da SAP (GIR).
É atleta faixa marrom da equipe Brazilian Top Team (BTT), uma das maiores academias de artes marciais do mundo.