18/11/11 | Assessoria de Imprensa - SAP com Comunicação CRSC

Parceria entre SAP e Senai qualificará 1.564 pessoas

Convênio foi assinado em setembro no Encontro Nacional do Programa Começar de Novo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SP), objetivando atender demandas de reintegração social através da capacitação profissional, celebraram parceria para qualificação de 1.564 condenados em regime semiaberto, egressos e familiares e condenados a penas restritivas de direito. As primeiras turmas tiveram início no último dia 16/11, no Centro de Progressão Penitenciária de Campinas, Penitenciárias I de Hortolândia, I de Itirapina e Penitenciária de Ribeirão Preto. Nos próximos meses, outras localidades receberão as vagas viabilizadas pelo convênio.

Os cursos oferecidos na área de alimentação serão de produção de bolos, pães naturais e integrais, padeiro, padeiro-confeiteiro, salgadeiro, fabricação de geléias e doces, boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos, chocolateiro, e pizzaiolo. Outros cursos também serão oferecidos: pedreiro revestidor, traçador de caldeiraria, pintor de obras, pedreiro assentador, auxiliar de logística, desenho técnico mecânico e eletricista instalador residencial.

Para dar suporte aos colaboradores foi aplicado curso específico de "Iniciação ao mundo do trabalho" para 101 servidores das 54 unidades prisionais onde acontecem os cursos do Senai e do Via Rápida Egresso. Esses cursos aconteceram na Escola Senai "Roberto Simonsen" localizada no bairro do Brás, na capital paulista.

Os servidores estão diretamente ligados ao Programa Pró-egresso nas unidades prisionais. Com o know-how adquirido terão mais desenvoltura para atuar na seleção dos reeducandos que participam dos cursos de qualificação, além de acompanharem o andamento durante o aprendizado, orientarem os reeducandos nas entrevistas de emprego, buscarem meios de inseri-lo no mercado de trabalho e nas tratativas com as escolas de formação reponsáveis por ministrar os cursos nos presídios.

O convênio com o Senai mostra a responsabilidade social do órgão com essa parcela da população, que vive em situação de vulnerabilidade. A parceria não implicou custos para a SAP e vigorará pelo período de 24 meses, a contar da data da assinatura, podendo ser prorrogado.